Saúde |

Saúde do Paulista inicia um novo ciclo com a chegada de 110 novos profissionais

Desde segunda-feira (17), os 110 novos servidores da Secretaria de Saúde estão tendo a oportunidade de conhecer melhor os gestores dos seus respectivos setores de atuação. Para marcar o encerramento do evento, nesta quarta (19), foi realizada uma oficina de planejamento estratégico de Atenção Básica e de Vigilância Epidemiológica, no Bloco C, da Faculdade Joaquim Nabuco, ao lado do Paulista North Way Shopping, no Centro da cidade.

Durante esses três dias, os servidores estão sabendo como funciona o fluxo e contra fluxo da rede; o perfil social, epidemiológico e demográfico da população em geral; a taxa de cobertura e quais os serviços oferecidos no município, como a regulação para o atendimento dos serviços do Estado.  “Eu vim de Alagoas, gosto de atuar na Saúde da Família e essa fase de acolhimento está servindo para conhecer o território que vou trabalhar e isso me deixa mais confortável para desenvolver minha função”, comentou Fernanda Correia, enfermeira que vai atuar na Estratégia de Saúde da Família do município.

Ela faz parte da terceira chamada dos aprovados no último concurso da Prefeitura. Antes, as funções eram desempenhadas por contratos, e agora estão sendo substituídos por efetivos. “Ao todo, 110 profissionais assinaram a posse, porém, pelo estatuto, eles têm até 30 dias para assumir as unidades.  Com isso, a expectativa é que a gente consiga com esse novo número de profissionais atendendo da melhor forma a população”, frisou Luciana Mendes, diretora de Educação à Saúde.

Um dos cargos de médico será ocupado em breve por uma paulistense. “ Sou natural daqui e agora vou me aprofundar na saúde do município, pois, tenho experiência em emergência. Eu sei a problemática da ponta, mas não sei o que está acontecendo na atenção básica, e eu estando lá, vou entender o porquê meu paciente está chegando daquele jeito na emergência e o que a equipe pode fazer para minimizar isso”, disse Jaqueline Kelly.

Quem está na maior expectativa para atuar na rede municipal é o cirurgião dentista Fabiano Almeida, que participou da Semana de Acolhimento, promovida pela Saúde. “Minha expectativa é resolver e solucionar o problema do morador, como por exemplo, uma obturação, uma restauração, uma limpeza entre outros”, comentou o profissional, que atua há mais de 14 anos na área.

Além deles, foram convocados auxiliares de farmácias, dermatologistas, técnicos em enfermagem, condutores socorristas, ortopedistas, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, profissionais de educação física, entre outros.