Saúde |

Janeiro é marcado com a chegada de novos profissionais de saúde

Foi realizado nesta segunda-feira (21), no auditório da Secretaria de saúde, em Maranguape I, a segunda chamada dos aprovados, no ultimo Concurso Publico Municipal. Durante o evento, os novos servidores escolheram o local onde vão atuar na rede. A chegada desses profissionais reforça o quadro funcional das unidades básicas, policlínicas e de setores estratégicos da secretaria.

A Superintendente da Gestão do Trabalho e Educação da Saúde, Cristiane Souza, relatou que o concurso vai possibilitar que as funções desempenhadas por contratos sejam substituídas por profissionais efetivos. Essa medida vai garantir estabilidade aos trabalhadores e aos serviços onde eles atuam.

Aproximadamente 100 profissionais compareceram para a segunda convocação, e os mesmos iniciarão suas atividades no próximo mês.  Sebastião Silva, 37, enfermeiro há mais de dez anos, foi um dos aprovados e trouxe consigo experiências que adquiriu ao longo do serviço. “Meu desejo é contribuir com todo meu conhecimento e com toda minha experiência, para que a gente faça a atenção básica, cada vez melhor, pois ela é a porta de entrada dos pacientes do SUS”, comentou.

Carmem Ribeiro, por exemplo, aprovada para exercer sua função de fisioterapeuta e formada há mais de dez anos, considera que essa é a melhor forma para dar confiança aos pacientes. “Quando a gente ver essa iniciativa de efetivar o profissionaltraz muito mais credibilidade a saúde.  Minha maior  intenção é dá assistência à população”, disse.

A escolha da lotação foi feita de acordo com a colocação de cada candidato, sendo possível escolher unidades de saúde localizadas em todo o Paulista, como bairros de Jardim Paulista, Arthur Lundgren, Paratibe, Sitio Fragoso, Torres Galvão, Mirueira, Nobre, Mata do Ronca,  Chã da Mangabeira,  Maranguape I E II, Alameda,  Jaguarana.

Dessa vez, foram nomeados profissionais para assumir cargos como enfermeiro, auxiliar de farmácia, técnico em enfermagem, condutor socorrista, cirurgião dentista, assistência de saúde, que atuará na função de técnico em enfermagem, psicólogo, terapeuta ocupacional, farmacêutico, fonoaudiólogo, nutricionista, fisioterapeuta, profissional de educação e sanitarista.

O Concurso Público Municipal, também ofereceu a oportunidade de pessoas regressarem para o mercado de trabalho. “Eu estava desempregada há dois anos e através do concurso publico do Paulista, tive a chance de voltar para o mercado de trabalho, de  ser concursada e ainda contribuir com a população’’, comentou Emanuelle Barros, 29, aprovada para função de Auxiliar de Saúde Bucal.