Segurança e Mobilidade |

Segurança Pública é debatida no Paulista

O secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar, esteve reunido na manhã desta quarta-feira (16.01), com a equipe da Guarda Municipal para discutir algumas questões relacionadas à segurança pública no município. O encontro entre o gestor e os servidores aconteceu no auditório do Centro Administrativo, em Maranguape I.

Na ocasião, foi aberto um momento de diálogo para que os guardas pudessem expor propostas positivas para fortalecer o serviço prestado à população. O armamento da Guarda, a capacitação do efetivo e temas atuais como a modificação do estatuto do desarmamento foram abordados na reunião.

“Estarei em Brasília de 28 de janeiro ao dia 1º de fevereiro para discutir com o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, questões que potencializem a atuação da Guarda Municipal. Antes de colocar qualquer assunto em pauta, decidi ouvir dos servidores da casa, algumas sugestões para propor na viagem”, adiantou o também presidente do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança (CONSEMS), Manoel Alencar.

A Guarda Municipal do Paulista conta atualmente com 163 servidores. Um desses profissionais, Amom de Assis, comentou sobre a importância do diálogo para o progresso da categoria.

“Estou atuando no município há oito anos e posso afirmar que reuniões como essa são de extrema importância para proporcionar ao efetivo a chance de expor seu o ponto de vista. Passamos por situações que muitas vezes precisam ser exteriorizadas e ter esse canal direto facilita bastante. O progresso institucional e pessoal de cada um depende muito do diálogo”, afirmou o Guarda Municipal.

Já o diretor do sindicato dos Guardas Municipais do Paulista, José Ângelo de Carvalho, afirmou que o Brasil vivencia um momento de mudanças na forma de se fazer segurança pública, por isso, é necessário a interação constante entre o efetivo e os gestores.

“A segurança pública passa por um momento de evidência e nada melhor que discutir o tema com o nosso secretário. Precisamos dialogar e propor mudanças que fortaleçam o serviço que está sendo prestado para a população. Com planejamento e estratégia, a Guarda pode ser ainda mais forte em 2019”, concluiu.

A reunião contou a presença de cerca de 50 Guardas Municipais, incluindo o sub- comandante, Emerson Santana.