IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Segurança e Mobilidade |

Vai sacar o seu 13º salário? Todo cuidado é pouco. Confira

A Imprensa do Paulista consultou um especialista em segurança pública para buscar algumas dicas que reforcem a sua segurança na hora de sacar o décimo terceiro salário. Nessa época, os crimes de assaltos e furtos realizados logo após a vítima sacar dinheiro no banco ou caixas eletrônicos são mais frequentes, por isso fique atento e aja de maneira preventiva.

O capitão Manasses, do 17º BPM-PE afirmou que não é bom utilizar os caixas eletrônicos à noite, pois os criminosos entendem que a chance da vítima ter efetuado um saque é maior. “Nesse horário não é comum o pagamento de contas”, afirmou o Capitão.

“É importante que as pessoas deem preferência aos caixas de mercados, shoppings ou outros locais onde existam seguranças e um bom número de pessoas. Isso dificulta a ação dos criminosos”, continuou Manasses, que alertou para o traje dos bandidos. “O modelo de bandido trajando chinelo e bermuda ficou para trás, hoje devemos desconfiar até de quem está portando terno e gravata. Outro ponto é a participação das mulheres nos assaltos, que tem crescido nos últimos anos”.

Com relação à segurança dos idosos, o capitão fez algumas recomendações específicas. “As pessoas idosas devem ir ao banco de preferência, acompanhadas. Não é recomendável, em hipótese nenhuma, aceitar a ajuda de estranhos nos guichês. Caso o idoso esteja sozinho, o melhor a se fazer é procurar o auxilio dos funcionários”, destacou.

A polícia militar entende que a prevenção representa 90% da segurança, por isso é importante passar despercebido no momento do saque. A PM orienta as pessoas a caminharem acompanhando tudo que acontece ao redor (atenção 360°), e que ao identificar um suspeito em potencial, observe suas mãos e se possível seus olhos (dizem que os olhos são o reflexo da alma. Isso, de fato funciona. Observe os olhos e saberá se há ou não intenção ruim), dica da cartilha de segurança da polícia militar.

O capitão concluiu, falando sobre as melhores formas de deslocamento para quem acabou de retirar dinheiro do banco. “O ideal é que as pessoas não saquem grandes quantias, mas caso exista essa necessidade, o ideal mesmo é procurar um meio de transporte que ofereça mais segurança que o coletivo, nesse caso voltar para casa de táxi ou algum transporte seguro de aplicativo, é o ideal. Evitar integrações e estações de metrô  é uma forma preventiva de agir”, frisou.

Para auxiliar a população nos casos que envolvam a segurança pública, a Prefeitura do Paulista disponibiliza um aplicativo de celular que permite o relato de roubos, furtos, arrombamentos, entre outros casos. O aplicativo se chama “Paulista Conectada” e você pode baixa-lo de forma gratuita na loja virtual do seu celular. 

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441