Saúde |

Dia Nacional da Vacina conscientiza às pessoas sobre a importância da imunização

Nesta quarta-feira (17.10) é comemorado o Dia Nacional da Vacina, a data foi criada pelo Ministério da Saúde, e tem como objetivo conscientizar a população de manter as principais vacinações contra certas doenças em dia, diminuindo a probabilidade de contrair doenças como a gripe, sarampo, o tétano, entre outras.

No caso das crianças, os pais devem dobrar a atenção e sempre manter o cartão de vacina dos pequenos em dia. É importante guardar a carteirinha, diz o Ministério da Saúde, mas quem perdeu pode recuperar o registro ou até tomar as vacinas básicas do calendário novamente. Também é possível ir até um posto de saúde e tomar o imunizante mesmo sem a carteira em mãos. O importante é que ninguém deixe de tomar as vacinas porque perdeu a carteira.

O cartão de vacinação é o documento que comprova a situação vacinal do indivíduo, devendo ser guardado junto aos demais documentos pessoais. Por isso, para lembrar às pessoas a importância das vacinas, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Imunizações. A ideia é estabelecer um calendário nacional de vacinações contra as principais doenças que atingem crianças, jovens, adultos, idosos e gestantes. A Rede Municipal de Saúde do Paulista oferece as vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde nos postos da cidade.

Seguem algumas dicas:

Perdeu a carteira de vacinação. Tem como recuperar?

Sim, responde o Ministério da Saúde. Quem perdeu o cartão de vacinação deve procurar o posto de saúde onde recebeu as vacinas para resgatar o histórico de vacinação e fazer a 2ª via da carteirinha.

Se eu não conseguir a 2ª via, qual a recomendação?

É possível tomar as vacinas novamente de acordo com a faixa etária e indicações. O Ministério da Saúde recomenda consultar o Calendário Nacional de Vacinação na Unidade Básica de Saúde ou no site do ministério.

Se eu chego no posto de saúde sem a carteirinha, consigo tomar as vacinas que eu preciso?

Caso não seja possível encontrar os registros anteriores, o Ministério da Saúde diz que qualquer brasileiro pode tomar as vacinas básicas novamente: seja na Unidade Básica de Saúde, seja em salas de vacinação pelo país.