Obras |

Ponte do Janga será interdita para a colocação das vigas de sustentação da obra de duplicação

A Ponte do Janga será interditada durante 48hs (da zero hora do dia 29.09 à meia noite do dia 30.09), para a colocação das vigas de sustentação para iniciar a fase de conclusão da obra de duplicação. Durante estes dois dias, sábado e domingo, dois guindastes irão transferir de local as quatro estruturas pré-moldadas com  40 metros e pesando 108 toneladas cada, que estão na cabeceira da ponte, para colocar ao lado da estrutura existente e finalizar o último trecho da duplicação. A partir da colocação destas vigas, a obra prossegue com o trânsito liberado.

A Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos e Meio Ambiente do Paulista optou pelo final de semana para realizar esta interdição, por conta do menor fluxo de veículos e pessoas se deslocando para o trabalho. Mesmo assim, as prefeituras do Paulista e Olinda, Consórcio Conorte, Grande Recife e BPRv estão montando uma força tarefa  com o intuito de minimizar possíveis transtornos à população que necessitar se deslocar pela região das praias do Paulista.

O bloqueio de 48 horas para pedestres e veículos por sobre a ponte, na parte de Olinda, acontece na entrada do bairro de Rio Doce – cruzamento da Avenida Getúlio Vargas e Rua Coronel Frederico Lundgren. Para quem mora ou trabalha neste trecho até a Ponte do Janga, o acesso poderá ser feito pela Avenida Beira Mar de Olinda. Já do lado de Paulista, a interdição se dará no cruzamento da Rua Escada, última rua antes da ponte, com a Av. Claudio Gueiros Leite – a PE 01.

O acesso à região das praias durante a interdição poderá ser feito pela PE 15, seguindo pela PE 22 ou pela Avenida João Pereira de Oliveira, conhecida como Avenida Mané Pá. Para quem segue por Olinda, deve entrar na Rua Federico Lundgren, seguindo pela Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, antiga Avenida Brasil, acessando em seguida a PE 22. Outra opção é a Avenida Benjamim, que liga Paulista por Fragoso a Olinda por Rio Doce.

Guardas e educadores de transito do Paulista e de Olinda e do BPRv, além de homens do Consórcio Conorte, estarão ao longo dos dois dias atuando nos principais pontos de interdição, orientando os motoristas e garantido a fluidez do trânsito. É previsto a participação de 30 homens atuando nesta ação. O BPRv vai instalar um painel de Led, contendo informações sobre o desvio e os percursos alternativos para veículos e transporte público ao lado da Ponte do Janga.

Linhas de ônibus

A Interdição da Ponte do Janga vai alterar o percurso de seis linhas mais o  bacurau de Maria Farinha que atendem a rota das praias do Paulista – Janga, Pau Amarelo e Maria Farinha.

Sobre a Obra

A obra da duplicação da Avenida Claudio Gueiros Leite, a conhecida PE-01, está na fase final, faltando mais uma camada de asfalto no trecho já duplicado até o Conjunto Beira, além da sinalização horizontal e vertical. Nos dias 29 e 30.09, a ponte do Janga será interditada para que sejam colocadas as vigas e possa iniciar a duplicação da mesma.

A Interdição vai mexer com o percurso de seis linhas de ônibus que circulam nos bairros do Janga até Maria Farinha. As obras de duplicação da Av. Cláudio Gueiros Leite e da Ponte do Janga é resultado de um convênio da Prefeitura do Paulista com a Secretaria Estadual das Cidades, compreendendo a construção de uma nova ponte; o alargamento das faixas de rolamento (duplicação) ao longo de 4,5 km da rodovia; a restauração da malha viária, além da instalação de sinalização vertical e horizontal, além do remanejamento de rede elétrica.

A PE-01 e a Ponte do Janga foram construídas em 1974, quando a população do Paulista era de 70 mil habitantes. Hoje, conta com mais de 320 mil pessoas, a cidade necessitava de uma obra desse porte para garantir mobilidade e viabilizar novos investimentos na área litorânea da cidade.