Saúde |

Saúde do Paulista divulga cronograma da pós-campanha de vacinação antirrábica

A primeira etapa da pós-campanha de vacinação antirrábica animal terá início nesta quinta-feira (20.09) em Paulista, na Região Metropolitana. O cronograma, definido pela Secretaria Municipal de Saúde, começa pelos bairros do Engenho Maranguape e Jardim Paulista Baixo. Quem não imunizou o cão ou gato de estimação contra a raiva no Dia “D” da campanha, no último sábado (15), terá a oportunidade de proteger os animais com a equipe da Vigilância Ambiental perto de casa. A iniciativa segue, inicialmente, até o dia 1º de outubro, sempre das 08h às 12h.

No Eng. Maranguape a imunização será em frente à Unidade de Saúde da Família (USF) Edgar Alves, que fica localizada na Av. Manepá, nas proximidades da Igreja Católica da comunidade. Já no bairro de Jardim Paulista Baixo, os profissionais da Vigilância Ambiental vão percorrer as ruas da comunidade do Jardim da Felicidade para chamar a atenção dos donos dos cachorros e gatos.

A pós-campanha surgiu da necessidade de contemplar animais em localidades descobertas ou de difícil acesso. O esquema de vacinação divulgado pelo município prevê vacinação em locais pré-definidos ou no esquema de rua por rua, ou seja, com a equipe passando nas vias para avisar sobre essa nova oportunidade de imunizar o “amigo”.

Ao todo, sete bairros serão beneficiados pela ação nessa primeira etapa, são eles: Engenho Maranguape, Jardim Paulista Baixo (Jd. da Felicidade / Associação do Povo / Jd das Ilusões), Nobre, Paratibe, Maranguape II, Aurora e Pau Amarelo. A expectativa é de que a pós-campanha tenha sequencia no mês de outubro, onde um novo cronograma será definido para beneficiar outras comunidades do município.

O superintendente de Vigilância em Saúde do Paulista, Fábio Diogo, argumentou que embora o saldo do Dia “D” da campanha tenha sido positivo, o trabalho posterior à data definida na campanha ajudará na imunização de mais animais na cidade. “Além desse esquema que montamos de pontos fixos e volantes, vamos atender as solicitações dos proprietários de canis ou profissionais de ONGs protetoras de animais. A ideia é ajudar essas pessoas que muitas vezes enfrentam dificuldade para levar os animais ao posto de vacinação mais próximo”, frisou. Esse público deve enviar um e-mail com a solicitação para o endereço eletrônico: vigilanciapaulista@gmail.com.

No Dia “D” de imunização contra a raiva, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde conseguiram aplicar 37.929 doses (29.774 em cães e 8.155 em felinos), chegando ao percentual de 75,56% da meta de cachorros e alcançando mais do que estava previsto para os gatos (123,94%).

CONFIRA O CRONOGRAMA:

Quinta-feira (20.09):

Posto fixo – Em frente à USF Edgar Alves, na Av. Manepá, S/N, no Eng. Maranguape;

Posto volante – Nas ruas da comunidade do Jardim da Felicidade;

Sexta-feira (21.09):

Posto fixo – Praça dos Lenhadores, no Nobre;

Posto fixo – Associação do Povo, na Rua 29, Jd. Paulista Baixo;

Posto volante – Nas ruas da comunidade das Ilusões, em Jd. Paulista Alto;

Segunda-feira (24.09):

Posto fixo – Pátio da feira livre de Paratibe;

Terça-feira (25.09):

Posto fixo – Associação de Moradores de Maranguape II, na Av. A, em frente à Praça José Lopes de Araújo;

Quarta-feira (26.09):

Posto fixo – Praça do bairro da Aurora, próximo ao Centro de Formação de Professores do município;

Segunda-feira (1º.10):

Posto fixo – Igreja Nossa Senhora do Ó, na Av. Cláudio José Gueiros Leite, na rodovia PE-01, em Pau Amarelo.