Educação |

Educação do Paulista realiza encontro com profissionais da rede sobre inclusão

Trabalhando a inclusão social das pessoas com deficiência, a Prefeitura do Paulista através da Secretaria de Educação segue realizando ações durante a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, e desta vez os professores da educação infantil, do 3° ano e da Educação de jovens e adultos (EJA) participaram de uma palestra sobre Educação Inclusiva - Desafios da atuação na sala de aula.

O evento aconteceu na manhã desta quarta–feira (22.08), no SENAC, em Jardim Paulista Baixo. O momento com os profissionais serviu para sensibilizá-los sobre a temática, com apresentações sobre o conceito de inclusão social e as flexibilidades adotadas em sala de aula a partir da ideia do Desenho Universal da Aprendizagem que servem para todos os alunos.

Sinara Dias, docente da Escola Municipal Professora Alga Marina aproveitou o momento de aprendizagem para ressaltar como os conhecimentos podem agregar nos ensinamentos com os alunos na sala de aula. “A palestra nos ajuda a darmos o melhor aos nossos alunos, e também como lidar com as crianças com algum tipo de deficiência. Dessa forma, permitindo estar aberto ao novo e trabalhar a inclusão com os estudantes quando eles recebem um colega com deficiência”, disse.

Bernadete Brandão, coordenadora da Educação Especial do Paulista que ministrou as palestras  disse que o encontro proporciona a compreensão dos profissionais acerca da inclusão. “Esperamos que  os profissionais passem a entender como é o  processo de  inclusão dentro da escola e como é possível acolher melhor o aluno. Pois nas escolas o problema maior não é a falta de recursos e sim as atitudes das pessoas ao diferente”, finalizou.

Atualmente, 553 estudantes com deficiência estão matriculados na rede municipal de ensino. Esse contingente é atendido em 18 polos de Atendimento Educacional Especializado (AEE). O município também conta com a colaboração de 276 apoios.