Políticas Sociais |

ID Jovem: saiba tudo sobre o serviço e como se cadastrar

Você conhece a Identidade Jovem? Conhecida também como ID Jovem, ela é um tipo de documento digital emitido pelo Governo Federal, que oferece diversos benefícios aos jovens de 15 a 29 anos de idade de família de baixa renda. Com a ID Jovem, os benefícios vão desde meia entrada em cinemas, shows, teatros, jogos de futebol, assim como em quaisquer outras áreas culturais, como museus, parques naturais, etc.

Os jovens podem contar ainda com a reserva de assentos em viagens interestaduais, sendo dois assentos com 100% de gratuidade e outros dois com no mínimo 50% de gratuidade do valor da passagem, sendo válidos para ônibus, trens e barcos de classe convencional; isenção em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais, assim como qualquer cidadão cadastrado no CadÚnico.

Além da faixa etária dos 15 aos 29 anos, os interessados precisam ainda atender a alguns outros requisitos para emitir uma Identidade Jovem, como estar inscrito no CadÚnico com NIS ativo e com informações atualizadas há pelo menos dois anos e possuir renda familiar de até dois salários mínimos.

Em Paulista, quem precisar fazer o cadastro pode se dirigir à Casa da Juventude, localizada na Rua 77, número 363, em Maranguape II, ou por meio do site do Ministério da Juventude, preenchendo um formulário neste link: https://idjovem.juventude.gov.br/emitir-id-jovem#geraridjovem.

O cadastro deve ser realizado pelo responsável da família, que deverá apresentar documentos como RG, CPF, Título Eleitor, Certidão de Casamento, Comprovante de Residência, Carteiras de Trabalho CTPS, Atestados de matrícula escolar e Contratos de Aluguel. A ID Jovem também está presente em smartphones e outros dispositivos com Android e iPhone, é só pesquisar nas lojas dos aplicativos e baixar gratuitamente.

Fotos: Jorge Macrino / Prefeitura do Paulista