Qualificação Profissional |

Jovens buscam o diferencial e apostam em curso de informática oferecido pela Prefeitura

Em busca de uma nova colocação no mercado de trabalho, a jovem Stefany Magalhães, 28 anos, está apostando todas as fichas no curso de informática oferecido pela Casa das Juventudes de Maranguape II. Com pouca experiência – embora tenha estagiado como aluna do ensino médio –, ela decidiu se matricular nas aulas para dar um “upgrade” no currículo. Empolgada, a moradora do bairro conseguiu aprender muita coisa na primeira etapa do curso, que foi concluída recentemente. Nesta quarta-feira (11.07), chegou a hora de começar uma nova fase: o segundo módulo do curso.

“Estou muito animada com essa segunda etapa. Tenho certeza que vou aprender muitas coisas novas que vou levar para o meu dia-a-dia. Na primeira fase, por exemplo, eu conheci como planejar o meu financeiro, fazendo tabelas no Excel. Hoje eu já começo o mês sabendo o quanto vou gastar e se ainda vai sobrar algum trocado. Está sendo muito proveitosos colocar em prática esse aprendizado”, comemorou Stefany Magalhães.

A aula inaugural do curso de informática reuniu muita gente na Casa das Juventudes do Paulista, localizada na Rua 77, em Maranguape II. Assim como Stefany, muitos jovens estão tendo a oportunidade de conhecer esse “novo idioma”. Alguns estão dando continuidade ao curso e participando do módulo intermediário, enquanto outros estão ingressando no básico, como a jovem Gisele Monteiro, de 19 anos. “Sempre tive contato com computador, mas quando fiquei sabendo dessas aulas decidi me inscrever. É muito importante a gente se aperfeiçoar nesse tipo de coisa. Tenho certeza que vai me ajudar na questão da profissionalização”, reforçou.

Ao todo, 100 vagas foram disponibilizadas ao público – todas foram preenchidas. O grande diferencial é que o certificado é concedido pela empresa norte americana CISCO. Os jovens inscritos serão divididos em turmas de dez alunos e cada um terá três horas semanais de aula nos períodos da manhã e da tarde. Ao todo são três módulos. Cada um tem duração de três meses e será realizado em ambiente virtual.

A coordenadora da Casa das Juventudes, Elaine Souza, disse que essa é uma oportunidade muito boa para os jovens matriculados. “A plataforma que usamos durante o curso é da Cisco – uma empresa dos EUA que é mundialmente conhecida. Isso tem um valor muito grande para os alunos que concluem o curso porque não se trata de uma instituição pequena, pelo contrário. Quando eles forem disputar uma vaga lá fora, o currículo deles vai ser analisado com outros olhos”, frisou.

O secretário de Políticas Sociais e Esportes, Augusto Costa, fez questão falar da oportunidade que se está dando com o curso de informática. “Quantos e quantos jovens não gostariam de ter a chance de se qualificar como vocês estão tendo. Aproveitem. Agarrem com unhas e dentes. Porque só assim vocês vão poder disputar em pé de igualdade as oportunidades que surgirem no mercado de trabalho. Cada um que está aqui precisa ser o protagonista da própria história. E isso só acontece quando existe empenho, dedicação e coragem para superar os obstáculos”, destacou o gestor municipal.

Também participaram da aula inaugural o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura do Paulista, Fabiano Mendonça; a diretora de Proteção Social Básica da Secretaria de Políticas Sociais e Esportes, Cínthia Cavalcanti; a instrutora do curso de informática, Aline Santana; e os conselheiros tutelares, Toinho da Raquel e Cláudio.