Desenvolvimento Urbano |

Paulista promove audiência pública sobre o Plano Diretor da Cidade

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação realizou na manhã desta terça-feira (26.06), no auditório do bloco C da Faculdade Joaquim Nabuco, no Centro, uma Audiência Pública para debater e votar uma revisão do Plano Diretor Participativo.

O Plano Diretor é uma Lei Municipal, que funciona como instrumento de gestão que estabelece regras, parâmetros, incentivos e instrumentos para o desenvolvimento municipal. Ele apresenta um conjunto de propostas que norteia o desenvolvimento socioeconômico e a organização espacial dos usos do solo urbano e rural, e das redes de infraestrutura. O monitoramento do seu processo de implantação recomenda um acompanhamento sistemático da realidade urbana para os ajustes necessários e uma revisão a cada 10 anos.

No encontro, os participantes puderam debater as propostas instituídas em artigos para o plano diretor, seguidas de uma votação sendo o texto base aprovado na integra acrescentadas apenas uma contribuição, sobre o meio ambiente que divide as ecuas caetés em duas, se tornando propriedade de reserva ambiental.

Paulo Marenga, secretário-executivo de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Paulista, ressaltou a importância da revisão do plano para o município. “A cidade é um ente vivo, ela cresce e se desenvolve, não podemos engessa-la. Então ela precisa aos poucos se adequar. A revisão é para efetuar esta adequação, para acompanhar a realidade do município”, finalizou.

Roberto Couto, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação da cidade comentou sobre a alteração feita no Plano. “Esta alteração do Plano Diretor acontece em função do desenvolvimento da cidade. Paulista tem crescido muito ao longo dos últimos anos, e precisamos planejar o desenvolvimento da cidade a fim de receber novas moradias, planejar o parque viário, organizar o nosso sistema de esgotamento sanitário e melhorar a qualidade de vida dos paulistense”, ressaltou.

O atual Plano Diretor Participativo foi aprovado em 2012, estando sua revisão geral prevista para 2022. Durante o processo de monitoramento do Plano até o presente foram desenvolvidas algumas intervenções que buscaram aperfeiçoar a qualidade do espaço urbano e rural.