Educação |

Educação do Paulista vai dar continuidade ao PNAIC na rede municipal de ensino

Seguindo o compromisso de garantir uma educação pública de qualidade para os estudantes do Paulista, a Secretaria Municipal de Educação realizou a formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento, que aconteceu no Senac, em Jardim Paulista, reuniu os profissionais de ensino do município durante esta sexta-feira (08.06). A iniciativa faz parte de um acordo realizado entre o Governo Federal e o município do Paulista. O programa que atua na rede desde 2013, encerra sua jornada no município neste ano.

Durante o evento, os profissionais da educação contaram com uma palestra do dr. em educação com foco em linguagem, Jairo Araújo, sobre a importância do projeto de alfabetização e letramento das crianças, através das práticas de leitura na escola. Cerca de 450 profissionais participaram do evento, entre eles, os articuladores do programa novo Mais Educação, e professores, da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com a coordenadora do projeto, Angélica Rosa, O PNAIC veio acrescentar, trazendo novas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento nesses cinco anos do acordo. “O programa contribui para a leitura de mundo como uma prática social. Não apenas alfabetizar, mas oferecer um entendimento de mundo para a garotada. Além de ampliar a visão do professor para a dinâmica na sala de aula”, destacou.

O programa foi um compromisso firmado com o governo federal para elevar os índices de alfabetização. Para alfabetizar as crianças até os oito anos de idade. A iniciativa trouxe um processo de formação para os professores, dando sugestões inovadoras. “Foi importante porque pudemos aprender ideias novas, expor as nossas dúvidas, além da riqueza na troca de informações com outros profissionais”, afirmou Vilma dos Montes, supervisora da Escola Municipal Cônego Costa Carvalho.

Foram cinco anos do programa na cidade que resultaram em avanços progressivos da rede de ensino, segundo a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). O secretário de Educação, Carlos Jr, falou sobre o seguimento que será dado após o encerramento do programa. “O programa do Governo Federal (PNAIC) era um plus, mas o término dele não significa que deixaremos de colocar em prática o que ele propõe. Pelo contrário, vamos manter a política própria do município para dar continuidade ao processo de alfabetização e letramento das crianças.