Direitos Humanos/Cidadania |

Em Paulista, Roda de Diálogo traz discussões acerca da criança e do adolescente

O auditório do Ministério Público de Pernambuco no Paulista, foi palco do encontro A Roda de Diálogo com a Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente, organizada pelo Conselho Municipal De Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município (COMCAP). O encontro que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 09.05, teve como principal objetivo promover a integração e a interação das ações realizadas para os jovens nos eixos do sistema de garantia de direitos.

A atividade envolveu as secretarias municipais de Políticas Sociais e Esportes através dos CREAS, da casa de acolhimento e dos CRAS; a Secretaria de Educação com as escolas municipais; a Secretaria de Saúde através dos NASA, Caps e das Unidades de Saúde; além da Secretaria de Segurança Cidadã. Participaram também do encontro representantes das Organizações não Governamentais (ONGs) que atuam na cidade.

Na ocasião, os representantes das secretarias mostraram os programas que cada pasta tem desenvolvido na rede municipal. Antes da realização do evento, 180 profissionais de todos os segmentos passaram por uma formação continuada.

Segundo o presidente do COMCAP, João Soares, o próximo passo após a Roda de Diálogo é criar um protocolo de soluções. “Mas adiante vamos ter a conferência municipal da criança e do adolescente da cidade. A proposta é que este grupo tenha essa comunicação permanente e em todas as ações que aconteça, eles possam participar. Ai sim, fortalecemos as políticas públicas do município”, ressaltou.

O secretário de Políticas Sociais e Esportes do Paulista, Augusto Costa, participou do encontro e apresentou o que sua pasta vem desenvolvendo na cidade, “a secretaria tem o dever de participar de eventos como esse que reúne o conjunto de entidades da rede de proteção à criança e do adolescente. O momento como esse é a hora da gente ouvir críticas construtivas, pois, são elas, principalmente as negativas que a gente encontra caminhos para resolver os problemas. Um encontro deste tem um valor significativo para construir políticas públicas para a população”, disse.