Mobilidade/Trânsito |

Projeto “Educação em Trânsito” é lançado no Paulista

Com a missão de conscientizar e educar a criançada do Paulista sobre as normas e condutas de trânsito, o projeto “Educação em Trânsito” começou na manhã desta quinta-feira (03.05) com uma série de ações voltadas aos estudantes da rede municipal de ensino. Essa iniciativa atende a uma determinação do Código de Trânsito Brasileiro, que estabelece a criação de planos educacionais pelas divisões administrativas.

A primeira escola a ser contemplada com a iniciativa foi a Margarida Sampaio, que fica localizada no bairro da Nossa Sra. da Conceição. Com cerca de 140 alunos presentes na palestra, os agentes de trânsito puderam abordar diversos temas, como os direitos e deveres dos condutores e pedestres e as regras de circulação e conduta.

O coordenador da ação, Ícaro Barbosa informou que as crianças possuem um importante papel para a propagação da ética no trânsito. “Nosso objetivo é implantar na cabeça dessas crianças um conhecimento básico sobre o trânsito e suas leis. O mais legal disso tudo é que elas terminam contribuindo efetivamente na construção de um trânsito seguro, orientando e até puxando a orelha dos pais em situações cotidianas”, salientou.

Durante a ocasião, os alunos ainda simularam travessias em faixas de pedestres, ao mesmo tempo em que recebiam orientações sobre o risco da realização dos cruzamentos fora dos locais apropriados.

De acordo com a gestora da escola Margarida Sampaio, Nirleide do Carmo Soares, a educação é algo que se constrói aos poucos, por isso é necessário direcionar desde cedo as crianças a uma conduta respeitosa no trânsito “Quanto antes pudermos implantar um comportamento civilizado e prudente nas crianças, melhor. Isso em qualquer situação da vida e no trânsito não é diferente. Nosso intuito é contribuir formando condutores conscientes para o amanhã”, enfatizou.

A instituição que tiver interesse em ser contemplada com o serviço, deve entrar em contato com a Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais, através do e-mail: educacaoemtransito@gmail.com. Vale destacar que além desse projeto, a Prefeitura do Paulista apoia o Maio Amarelo, que através de ações conjuntas com a população, visa à redução do incide de mortes e feridos no trânsito.