Segurança e Mobilidade |

Pensando na proteção da população, gestor de Segurança Pública do Paulista sugere ampliação do vídeo monitoramento realizado na cidade

Pensando em reforçar o combate à violência e a criminalidade no município, o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar defendeu na manhã desta quinta-feira (26.04), a expansão do vídeo monitoramento realizado pelas câmeras que compõem o Centro Integrado de Segurança (CIS) da cidade. Isso aconteceu no Shopping Norte Janga, em um encontro que contou com a participação de representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas.

O fortalecimento à Segurança Pública tem sido uma das prioridades da gestão, que viabilizou há pouco mais de dois anos, a instalação de uma Central Integrada de Segurança no município. A iniciativa fortaleceu o trabalho da Guarda Municipal e dos Policiais do 17 BPM, proporcionando mais eficácia na comunicação entre o COPOM e as viaturas em serviço.

No momento, Paulista disponibiliza 17 câmeras de vídeo monitoramento para a população. Elas estão distribuídas em pontos estratégicos do município, como o comércio, as entradas dos bairros, as praças públicas e as vias de acesso à cidade. Ao todo, nove bairros recebem o apoio da tecnologia na segurança, Jardim Paulista, Paratibe, Aurora, Centro, Maranguape I, Maranguape II, Nobre, Alameda e Vila Torres Galvão.

Alencar destacou que a utilização de sistemas de vídeo monitoramento em áreas urbanas na prevenção criminal é um caminho para a obtenção de resultados positivos no âmbito da segurança pública. O desejo do gestor é ampliar o número das câmeras de 17 para algo superior a 32, o que incluiria o bairro do Janga na abrangência do serviço.

Com uma população superior aos 40 mil habitantes, o Janga é um dos bairros mais populosos da cidade. Por ter uma área litorânea extensa, ele conta com uma belíssima orla, utilizada pelos moradores para a prática de atividades físicas. De acordo com Alencar, essa área seria uma das primeiras a se beneficiar com a expansão do trabalho. “A orla do bairro passaria a contar com a nossa supervisão, o que sem dúvidas proporcionaria mais segurança à população”, afirmou.

O secretário finalizou explicando como funciona o serviço. “O vídeo monitoramento permite a vigilância eletrônica de vários locais, e em tempo real. Isso agrega muito no trabalho da polícia, pois agiliza o envio de viaturas para áreas que contenham pessoas em atitudes suspeitas”, salientou.

Vale lembrar que a população do Paulista pode participar das ações de combate à violência através do aplicativo Paulista Conectada. Basta fazer a procura por essa ferramenta digital na loja virtual do seu celular. Após a validação do seu número, você poderá relatar casos ligados a segurança pública, como a violência contra a mulher, furtos, roubos, ausência de iluminação pública, brigas e até falta de limpeza urbana.