Educação |

Programa Cuidar Primeira Infância chega ao CEMEDE no Engenho Maranguape

Aproveitando a Semana Nacional do Livro Infantil, o Centro de Educação Municipal e Desenvolvimento Infantil Irmã Linda (CEMEDE), localizado na Comunidade Chega Mais, no Engenho Maranguape, recebeu, nesta quarta-feira (18.04), as atividades do Programa Cuidar Primeira Infância. Acolher às famílias e garantir atendimentos em prol do melhor desenvolvimento infantil é o grande objetivo do programa. A iniciativa  é fruto da parceria entre as secretarias de Educação, Saúde e Políticas Sociais.

Uma cantiga de roda foi formada com todos que estavam presentes ao evento. Além de atividades lúdicas como contação de histórias, apresentação de fantoches e danças também alegrou a criançada. Já para os pais, foram oferecidas palestras informativas, oportunidade de esclarecer dúvidas e bate papo com o secretário de  Educação Carlos Júnior.

Com o foco na Semana da Voz, celebrado no último dia 16 de abril, fonoaudiólogos prestaram atendimentos às crianças e também compartilharam dicas para a equipe de apoio do CEMEDE.  Além disso, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas e clínico geral atuaram com serviço na comunidade.

A gestora do CEMEDE, Débora de Araújo, que trabalha há cinco anos na unidade. Atualmente, ela está a frente do Centro e comentou sobre a importância da unidade. “O trabalho em conjunto com as três secretarias facilita o acesso aos atendimentos para as famílias. É importante nos unirmos pelo mesmo propósito que são as crianças”, concluiu a gestora.

A dona de casa Conceição Ferreira, mãe do Pedro Tiago de quatro anos, contou que o filho permaneceu na unidade até o ano de 2017. Ela disse que seu sentimento é de gratidão pelo atendimento que ele recebeu.  “O meu filho saiu daqui preparado para a escola. Hoje é um menino educado por conta dos ensinamentos que teve na unidade. Até hoje nós temos contato com a equipe e eu sou muito grata pelo atendimento que proporcionaram ao Pedro”, destacou Conceição.

O secretário de Educação, Carlos Júnior aproveitou a oportunidade para conversar com as famílias e com toda a equipe da unidade. “O programa contribui na estruturação levando até as famílias serviços importantes para o avanço escolar. A gestão acredita que a educação das crianças é construída primeiramente com a família em parceria com a escola”, afirmou o gestor.