PAULISTA > Notícias > Prefeito Junior Matuto entrega a motoristas certificado de condutor profissional

Mobilidade/Trânsito | 04/12/2017

Proporcionar um bom serviço de transporte alternativo aos usuários é uma das metas da gestão da Prefeitura do Paulista e para isso. Mais uma etapa foi avançada, na noite desta segunda-feira (04.12), com a entrega de 50 certificados a condutores, por meio da Cooperativa de Transporte do Paulista (COOTP), junto com o Serviço Social de Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT). Os diplomas foram entregues pelo prefeito Junior Matuto, no Clube Municipal do Nobre, no bairro do Nobre.

Ao todo, foram aplicadas 50 horas/aula na carga horária do curso que visa melhorar a qualidade do transporte no município. No total, cerca de 200 condutores já realizaram o curso, e se qualificaram para prestar o serviço aos usuários, o que incluiu ainda, a classificação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para a categoria D, que é a exigida para a realização de transporte de passageiros como no caso dos ônibus.

Um dos que receberam o certificado foi o motorista Ricardo Francisco dos Santos, que também faz parte da cooperativa e acredita que a iniciativa irá ajudar aos profissionais e a quem usufrui do serviço. “Pela exigência que foi feita pela Secretaria de Transportes, a gente até acredita que esse curso vai ajudar muita gente, inclusive o próprio passageiro. E nossa base é o respeito pelo usuário”, disse.

O presidente da COOTP, Marcelo Oliveira, que também participou do evento, parabenizou os condutores pelo esforço em se qualificar. “Agradecemos à prefeitura pela iniciativa de cobrar esse curso, que tanto vai servir no dia a dia, garantindo ao usuário uma segurança a mais, como também profissionalmente, pois se eles quiserem trabalhar em empresas de ônibus já têm o necessário, que é o curso de conduto de coletivos e habilitação D”, ressaltou.

Para o prefeito Junior Matuto, é de grande importância a iniciativa dos cooperados, não só para os profissionais, como principalmente para a população. “Esse é o primeiro passo diante de tantos passos que vamos dar, porque o intuito da prefeitura é exatamente fazer com que os profissionais capacitados de hoje, amanhã, quando consolidarmos o transporte complementar para a Região Metropolitana Norte, seja contemplada a grande maioria desses profissionais que estão comprometidos em prestar um serviço de qualidade para o povo de nossa cidade”, destacou Matuto, que se mostrou satisfeito pelo fato de cerca de 50% dos condutores já estão regulares em todos os quesitos.

Ainda durante o evento, o gestor alertou que haverá uma intensificação nas blitzes, para que os motoristas estejam circulando regularmente, devidamente habilitados na categoria D, como prevê a legislação do Trânsito. “A operação vai ser “direito tem, quem direito anda”. E a partir de amanhã os guardas de trânsito, os agentes municipais e os colaboradores da Secretaria de Transportes vão estar exatamente endurecendo a fiscalização, e chamando a responsabilidade daqueles que tem compromisso, partindo inclusive, de conduzir um veículos de passageiros, como exige a lei, com a habilitação na categoria D”, finalizou o prefeito.