Educação |

Junior Matuto entrega mais 45 óculos pelo programa ‘Olhar Paulista’ e premia vencedores do ‘Maria da Penha vai à Escola’

Como parte do programa educação Gênero e Educação, o prefeito Junior Matuto participou de um evento, na manhã desta quarta-feira (07.06), que unificou a entrega do Prêmio Maria da Penha vai à Escola 2016 e abertura da edição 2017, com o evento de entrega de 45 óculos do Programa Olhar Paulista para estudantes das escolas Marília Russel Pinho Alves, Firmino da Veiga, Heinz Hering, Sítio Fragoso, Amaro Alexandrino e Rubenita de Lima Cavalcanti. O encontro aconteceu no auditório do Senac, em Jardim Paulista Baixo.

Para o prefeito, é de grande satisfação a realização de mais uma etapa dos dois programas. "É um dia muito especial e importante, principalmente para essas crianças, para todos os profissionais que colaboraram para que isso se tornasse realidade. Se Deus quiser outras entregas dessas virão e o efeito virá de longo e médio prazo, apesar de que a gente já sente a curto prazo, pelo semblante de cada um deles", ressaltou Matuto.

O Programa Maria da Penha vai à Escola contemplou os estudantes da Rede Municipal de Ensino, vencedores da edição 2016, em cinco categorias: Escola Amiga da Mulher; Relato de Experiência; apresentação cultural e redação. Na ocasião, a secretária Executiva de Políticas para as Mulheres do Paulista, Bianca Pinho Alves, explicou que a premiação já se tornou uma referência no Estado e que Paulista saiu na frente e se tornou pioneiro com a iniciativa que teve início em 2013.

“A gente já tem inclusive outros estados procurando essa ação para que gente possa introduzir também a questão do enfrentamento à violência contra a mulher nos municípios, na Rede de Ensino, que é fundamental para uma transformação cultural, é fundamental para a criação de uma sociedade muito melhor, justa e onde haja a consciência de que homens e mulheres são diferentes, mas precisam e merecem ter os mesmos direitos, as mesmas oportunidades de vida e de qualidade de vida”, declarou Bianca.

Em relação ao Programa Olhar Paulista, que é uma iniciativa das secretarias de Educação e de Saúde do Paulista, uma das contempladas foi Débora, neta da auxiliar de serviços gerais, Irani Cardozo, de 46 anos, que a acompanhou na entrega dos óculos. "É uma satisfação. A mãe dela não tem condições de comprar, então é muito bom uma oportunidade dessas", disse dona Irani.

A inciativa contempla estudantes de 6 a 12 anos oferecendo exames oftalmológicos e óculos gratuitos em parceria com o Centro de Visão de Pernambuco (CEVIPE). “O prefeito determina que além dos exames, sejam entregues os óculos. Esses óculos são custeados pela prefeitura, e isso muito importante, porque ele garante que a criança venha a desenvolver dentro de sala de aula e corrigir o problema de visão”, explicou o secretário de Educação Carlos Junior.

De acordo com a secretária de Saúde, Fabiana Bernart, o programa Olhar Paulista, um total de 3 mil estudantes estão sendo cobertos pelo programa, por meio de uma parceria muito importante entre duas secretarias estratégicas, que é a Saúde e a Educação. Na ocasião, Bernart ressaltou a importância da gestão atual com a tomada de mais uma iniciativa em benefício da população.

“Quero aqui destacar demais a importância de um líder que é o prefeito Junior Matuto, que entende que as propostas não são feitas por secretarias, mas por governo. E nesse programa, já fizemos a entrega de 500 óculos e a gente cobre hoje toda a rede de ensino municipal”, finalizou.