Meio Ambiente |

Na Semana do Meio Ambiente, o Prefeito Junior Matuto assina decreto para criação da Floresta Urbana dos Maranguapes

Na solenidade de abertura da Semana de Meio Ambiente, que teve início hoje (05.06) e vai até a próxima sexta-feira (09.06) no auditório da Faculdade Joaquim Nabuco e na praça de alimentação do Shopping Paulista North Way, o secretário Executivo de Meio Ambiente, Leslie Tavares apresentou o decreto assinado pelo prefeito Junior Matuto criando a Floresta Urbana Municipal dos Maranguapes. A área, que fica localizada na Estrada de Porto Arthur, ao lado do Distrito Industrial de Maranguape, possui aproximadamente 60 hectares de mata e será transformada em mais uma unidade de conservação municipal, além das outras três já existentes.

Para o secretário Leslie Tavares, a Semana do Meio Ambiente é um período de reflexão. Na ocasião, ele ressaltou que é muito importante essa discussão na cidade do Paulista, pelo fato de o município ser privilegiado com um grande patrimônio ambiental. “Ao todo, são 300 hectares de Mata Atlântica já protegidos por lei. E nós estamos implantando atualmente essas unidades. São patrimônios e uma herança muito importante para a gente cuidar e Junior está assinando hoje esse decreto e vai continuar assinando outros ainda esse ano”, anunciou o auxiliar.

O evento contou ainda com a presença do presidente da Câmara dos Vereadores do Paulista, o vereador Fábio Barros. O parlamentar é biólogo e foi o primeiro a comandar a pasta no município do Paulista desde quando foi criada. Durante o evento, Barros destacou que Paulista conta com 42% de toda a área da cidade sob condição de preservação, e para ele, isso significa que essa condição a torna uma cidade diferente, com tendências a proteger mais essas áreas, por meio de ações como essa inclusão de mais uma unidade de conservação ambiental.

“Essa semana é fundamental para esclarecer às pessoas esses elementos ambientais da cidade, e principalmente, para que elas conheçam um pouco mais sobre Paulista, além de poderem defender esse grande patrimônio natural que nossa cidade tem”, ressaltou.

Título de Cidadão – O ex-catador Carlos André dos Santos, que hoje é presidente da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável João Paulino (Coorjopa), recebeu das mãos do presidente da Câmara, Fábio Barros, o título de Cidadão Paulistense. “Não foi fácil e não é fácil, porque todo dia eu tinha uma meta de vida de sair e abrir 10 portas e quando abria uma era uma vitória. E digo sempre que a luta do homem não acaba, a não ser quando ele morre, e mesmo assim ele é lembrado pela sua história e pelo seu legado de vida. E meu maior desafio é transformar essa cooperativa na maior cooperativa do Norte e Nordeste”, declarou o ex-catador.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE - O I Encontro Cientifico e Cultural sobre Meio Ambiente – Paulista – Desenvolver, Educar e Preservar também se estende ao Shopping Paulista North Way. Na Praça de alimentação, foi montada uma exposição que também ficará ao longo da semana, com stands, palco de eventos, atividades lúdicas, contação de histórias, oficinas de xadrez, robótica, matemática, mostra de ciências, dentre outras apresentações culturais. A entrada é gratuita.