Educação |

Rede municipal de Educação ganha reforço significativo de profissionais para o novo ano letivo

Os candidatos aprovados na Seleção Simplificada da Secretaria de Educação do Paulista estão conhecendo os locais onde irão atuar na rede municipal de ensino. O processo de lotação, que teve início nesta segunda-feira (30.01), está ocorrendo na sede da secretaria, que fica na Avenida Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro da cidade. Ao todo, 100 profissionais de nível médio e superior fazem parte do contingente de educadores convocados para o novo ano letivo. A expectativa é que eles iniciem as atividades ainda nesta semana. As aulas terão início nesta sexta-feira (02.02).

Os profissionais que estão sendo lotados já passaram pela Junta Médica do município e apresentaram totais condições de assumir as funções. O chamamento se deu através de e-mail, como previa o certame. A chefe da Unidade de Folha de Pagamento da Educação, Juscilene Benevides, que está coordenando o processo de convocação dos candidatos, explicou que enviou mensagens para um número maior de pessoas do que o previsto no edital da seleção.

“Com autorização do secretário de Educação, decidimos convocar 30 candidatos a mais para atuar na nossa rede. Ou seja, ao invés de 70, 100 novos profissionais irão atuar nas escolas e creches do município. Embora isso aparente uma despesa maior, estamos conseguindo, por outro lado, economizar ainda mais com o pagamento de aulas excedentes”, justificou a servidora, adiantando que novos e-mails podem ser enviados caso exista necessidade.

Além de controlar os gastos, o município terá um reforço significativo de profissionais em áreas consideradas essenciais. Para se ter uma ideia, estão ingressando na rede 54 professores para atuar nos anos iniciais; 31 apoios para as creches; 07 educadores de matemática; 07 de língua portuguesa; e 01 educador físico. O vínculo temporário com o município é por um prazo de um ano, podendo ser renovado por igual período.

Uma das candidatas lotadas nesta segunda foi a educadora Marcela Vanessa da Silva Cesário, 35 anos. Ela vai atuar na Escola Joaquim de Lima, em Maranguape II. Marcela estava há dois anos fora da sala de aula porque optou por cuidar dos filhos.