IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Saúde |

Em Paulista, alunos da rede passam por consultas para prevenção à Hanseníase e Verminose

A Campanha Nacional de Combate à Hanseníase e Verminose na cidade do Paulista segue firme. Na tarde desta sexta-feira (02.12) estudantes da Escola Susie Regis, localizada no bairro da Jaguarana, Paulista, passaram por avaliações médicas para prevenção das doenças. Durante a iniciativa, os alunos receberam a medicação Albendazol, o comprimido, que é mastigável e de sabor abacaxi, é administrado em dose única e atua no tratamento das verminoses. Em seguida, aqueles que apresentaram algum tipo de mancha suspeita na pele, foram submetidos a exames médicos.  

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde na Escola, Juliana Silva, a campanha funciona a partir da distribuição de fichas de autoimagem que são levadas para casa pelos estudantes. “Os pais dessas crianças ficam responsáveis por preencher essa ficha informando o indicativo de manchas que os filhos apresentarem pelo corpo. Em seguida será realizada uma avaliação médica e caso seja detectado algum caso de hanseníase o aluno receberá o tratamento para doença no posto de saúde mais próximo da sua casa”, ressaltou.  

A enfermeira e coordenadora da Hanseníase no município, Emmanuelle Alencar, falou sobre a importância das pessoas se autoavaliarem caso notem a presença de manchas diferentes pelo corpo. “A Hanseníase é uma doença que apresenta sinais e sintomas comuns a outras doenças de pele. Às vezes notamos alguma marca diferente no nosso corpo e deixamos passar e isso faz com que a enfermidade só seja detectada em estado mais grave. Por isso reforçamos a importância da população está sempre atenta e procurar uma Unidade de Saúde caso apareça qualquer sinal suspeito”, explicou. 

 A expectativa é que cerca de 10 mil estudantes, com idades entre cinco e 14 anos, sejam contemplados com a ação. No total 40 escolas da rede municipal receberão a iniciativa. O trabalho contará com o suporte das equipes da Unidade de Saúde da Família José Borges de Sousa I e do Programa de Saúde na Escola (PSE). A ação faz parte da Campanha Nacional de Combate à Hanseníase e Verminose. 

 

 

Alguns sinais e sintomas da Hanseníase

 

·         Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade;

 

·         Área de pele seca e com falta de suor;

 

·         Área da pele com queda de pêlos, especialmente nas sobrancelhas;

 

·         Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade;

 

·         Sensação de formigamento (Parestesias) ou diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato. A pessoa se queima ou machuca sem perceber;

 

·         Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas, inchaço de mãos e pés.

 

 

Alguns sinais e sintomas da verminose

 

·         Dor abdominal constante; 

 

·         Barriga inchada ou excesso de gases;

 

·         Cansaço frequente sem razão aparente;

 

·         Coceira no ânus;

 

·         Períodos de diarreia, intercalados com prisão de ventre;

 

·         Presença de pequenos pontos brancos nas fezes.

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441