Saúde |

Unidade de Saúde da Família José Borges II em clima de Outubro Rosa

As mulheres do bairro da Alameda, em Paulista, têm a oportunidade de participar até às 17h desta sexta-feira (14.10) de um evento voltado para o segmento. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Saúde do município aproveita o clima do Outubro Rosa para propagar informação e alertar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Cerca de 20 profissionais estão envolvidos na ação. Serão realizados exames de mamografia na unidade itinerante do amigo do peito e o exame preventivo conta câncer de colo do útero, além de consultas médicas. O atendimento acontece na Unidade de Saúde da Família (USF) José Borges II.

Antes da realização dos exames as pacientes têm um momento de aprendizagem ao assistir palestras, que abordam temas em relação à saúde da mulher e dinâmica de grupo. Pela manhã, o público feminino acompanhou um depoimento emocionante da Agente Comunitária de Saúde (ACS), Andreia Germana, 40 anos que enfrentou um câncer de mama. “As mulheres não podem deixar de fazer o exame por medo do resultado, elas devem procurar ajuda, pois o câncer tem cura”. A agente de saúde foi a responsável pela confecção de lacinhos rosa – que simbolizam a campanha do Outubro Rosa. Cada paciente foi presenteada com o adereço.

Para a paciente da unidade, Vilma Araújo, 52 anos, disse que “esse tipo de reunião é uma forma de sensibilizar as mulheres para a realização do exame precoce da mama e alertar sobre o cuidado que se deve ter durante todo o ano, não somente no mês de outubro”.

Coordenadora do evento, a enfermeira Elisângela Martins enfatizou que a falta de conhecimento ainda atinge boa parte da população feminina e por causa da vida dinâmica e, às vezes, estressante, muitas mulheres acabam abrindo mão dos cuidados com a saúde para desempenhar várias atividades no ambiente familiar e no trabalho. “Mulher ame-se, cuide-se”, arrematou a enfermeira.

SAÚDE NO NOBRE - A Prefeitura da cidade do Paulista segue com a programação do Outubro Rosa por todo o mês. A próxima comunidade a receber a ação é o bairro do Nobre. As atividades serão realizadas nesta segunda-feira (17), das 8 às 17h, na Unidade de Saúde da Família (USF) do Nobre, que fica ao lado do Clube Municipal da comunidade.