IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Saúde |

Alguns cuidados podem evitar a intoxicação por medicamentos

O armazenamento indevido de medicamentos faz com que crianças e adolescentes sejam os principais envolvidos em intoxicações, totalizando mais que a metade das ocorrências. Segundo o Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox/PE), de janeiro a agosto deste ano foram registrados 588 casos de intoxicação por medicamentos.  

É importante que pais e responsáveis fiquem atentos e evitem deixar medicações ao alcance dos pequenos. É extremamente comum que crianças confundam comprimido, por exemplo,  com um simples confeito e acabem engolindo. Além do armazenamento, também é importante ficar alerta com a dosagem errada dos remédios, porque evita o uso de medicamentos sem orientação médica, algo muito comum entre jovens e adolescentes.

Em caso de intoxicação é importante procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. No caso de dúvida ou informações de como proceder após a intoxicação, o Ceatox atende as ocorrências, informando a população e profissionais de saúde pelo 0800.7226001. A central telefônica do Ceatox funciona 24h.  

Alguns cuidados para reduzir os riscos:

° Esclareça as crianças o risco de tomar medicamentos que não precisam, além do perigo que é provar ou mexer em produtos ameaçadores.

° Esqueça a automedicação! O medicamento que pode fazer bem a você pode ser prejudicial para o seu filho. Procure sempre ter um único pediatra de sua confiança para o seu filho.

° Mantenha medicamentos, bebidas alcoólicas, pesticidas, e até produtos de limpeza fora do alcance das crianças. Estes produtos são potencialmente tóxicos.

° Feche as embalagens, e guarde-os imediatamente após o uso, evitando coloca-los em lugares de fácil acesso.

 ° Se ocorrer ingestão simultânea de medicamentos, procure um farmacêutico ou um médico habilitado, são os únicos profissionais capazes de dizer se haverá alguma interação entre as drogas, aumentando ou diminuindo seus efeitos.

° Leia a bula e siga corretamente as instruções dadas pelo médico. Exagerar nas doses pode trazer enormes riscos à saúde.

° Cuidado ao desprezar partes dos comprimidos. Evite jogar fora próximo as crianças, e cuidado com o local onde estes restos de medicamentos são depositados.

° Evite compras de medicamentos anunciados pelos meios de comunicação, só um médico pode te indicar, diante do que você precisa, que medicamento usar. Em caso de medicamentos de venda livre peça o máximo de informações ao farmacêutico.

 

° Não dê embalagens de medicamentos vazios para as crianças brincar. 

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441