Mobilidade/Trânsito |

Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus

Quem é apaixonado por carro sabe da importância de cuidar dos componentes mecânicos do veículo melhorando assim sua qualidade e vida útil. Assim como a mecânica, os pneus também exigem certos cuidados para manter sua utilidade, porém a maioria dos motoristas acabam não cuidando deles como deveria e isso se torna um grande problema. Vários fatores influenciam na hora de saber quais são os desgastes dos pneus, e quase sempre o motorista é o principal responsável.

Um exemplo comum é quando dois amigos adquirem pneus da mesma marca, nesse momento podemos perceber que a vida útil do pneu se modifica, nunca sendo igual, justamente por causa da pilotagem que acaba sendo diferente. O modo de dirigir influencia e o pneu com baixa qualidade também ainda mais no desgaste, pois a pessoa acaba tendo problemas em relação à durabilidade das rodas e também sua pilotagem é comprometida.

Primeiramente o motorista deve tomar alguns cuidados em relação a dirigir de forma agressiva. Muitos deles gostam de sair "cantando pneus", nesse momento o contanto com o solo e a alta rotação faz com que o pneu tenha um grande desgaste. A frenagem também é um momento que deve ser ressaltado, pois, muitos motoristas chegam rápido demais no sinaleiro e acabam freando muito em cima fazendo com que o veículo derrape e consequentemente com que aja um desgaste muito grande. A primeira dica é com certeza melhorar a forma de pilotagem, procure sair sem fazer com que os pneus patinem, também freie antes para não exigir tanto dos pneus.

Segundo profissionais que atuam nesse segmento as calibragens dos pneus devem ser feitas diariamente. Caso o pneu não esteja devidamente calibrado, o peso do carro acaba sendo menor, gerando mais pressão para os outros pneus. O alinhamento e balanceamento também são de suma importância para manter a qualidade de seus pneus. Como não existe uma forma de prever, uma dica é ficar de olho na direção.

Em caso de veículos com rodagem dupla o problema ainda é maior caso um dos pneus esteja desalinhado ou desbalanceado, pois o desgaste das redes acaba sendo muito maior e de forma prematura, por isso tome bastante cuidado na hora de calibrar seus pneus, também procure fazer o rodízio de pneus corretamente. Faça o alinhamento e balanceamento entre três a seis meses, devendo levar em consideração a quantidade de quilômetros que você roda diariamente, sendo esse um dos principais indicadores para os desgastes dos pneus.