Qualificação Profissional |

Confira as dicas para se dar bem numa entrevista de emprego

Encontrar o primeiro emprego em tempos de crise econômica pode ser um grande desafio. Mas algumas dicas podem ser importantes na hora de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Confira algumas orientações de como se portar durante uma entrevista de emprego para se dar bem e conseguir uma vaga:

» Escolha bem o que vestir

O ideal é que o candidato se vista como se já trabalhasse na empresa. Pesquise como as pessoas se vestem para atuar em determinada função e e siga o mesmo estilo. Na dúvida, a dica é usar roupas mais sociais, pois é melhor errar para mais do que para menos. Para as mulheres, cuidado com cabelos e unhas também são essenciais.

» Tome cuidado com a fala

Tenha muito cuidado com o que vai dizer e também com a forma que vai dizer na entrevista de emprego. Evite erros de português e gírias.

» Estude a empresa antes

Antes da entrevista de emprego é obrigatório fazer a lição de casa e estudar a empresa em que você pretende trabalhar na internet, por exemplo. Entre no site da empresa e pesquise a história, o que ela faz, o que produz, qual o tamanho, se é nacional ou não, quem são os concorrentes, como ela está em relação à concorrência etc.

» Pense nos seus pontos fortes e fracos

Outra lição de casa é pensar no que você tem de melhor e seus pontos fracos. No caso dos “defeitos”, tente encontrar uma forma de se melhorar, pois esta pode ser uma das perguntas da entrevista.

» Seja você mesmo na entrevista de primeiro emprego

Não invente mentiras ou histórias sofisticadas para querer impressionar. Seja você mesmo e tudo fica bem mais fácil. Além disso, os processos seletivos buscam colocar a pessoa certa no lugar certo. Na maioria das vezes, inclusive, o perfil comportamental pesa mais do que competências técnicas ou capacidade intelectual.