Educação |

‘Pais e professores são os que mais influenciam na leitura’, aponta pesquisa

Uma nova geração de leitores está se formando no País. É o que aponta a 4ª edição da pesquisa Retrato da Leitura no Brasil. O levantamento mostrou que 56% da população brasileira acima de cinco anos de idade leu, pelo menos, parte de um livro nos últimos três meses. Na última pesquisa realizada pelo Instituto Pró-livro, em 2011, o índice era de 50%. No Brasil, a bíblia e os livros do gênero religioso são os mais procurados.

O estudo comprovou também que os pais e professores são os que mais incentivam na leitura. A constatação disso está diretamente relacionada à elevação da escolaridade. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), atualmente, 70% das mulheres possuem ensino médio completo (contra 25% em 2002) e sete milhões de pessoas com ensino superior (contra 1,7 milhão em 1994).

Os dados mostram que o hábito pela leitura está numa crescente entre os brasileiros. Mas como manter essa rotina tão saudável? O desafio é ter o foco e aproveitar o tempo livre “viajando” pelo universo mágico dos livros. No entanto, não é apenas isso. Algumas dicas passam a ser bastante valiosas.

CONFIRA AS DICAS:

Prática de leitura

Ao iniciar o hábito de leitura é importante que você comece com livros pequenos e mais simples. Com o passar do tempo, escolha outros com mais páginas e até mesmo com temas mais complexos.

Diversidades

Busque leituras de conteúdos novos, escritores diferentes e amplie seu horizonte. Não fique focado apenas em um determinado assunto.

Anotações

Ao ler, grife partes interessantes, faça anotações, anote dúvidas que o escritor possa responder ao longo do texto. Não seja um leitor monótono, crie ideias para aprimorar sua leitura.

Ânimo

Se você estiver desmotivado, leia sobre assuntos que admira, gosta, mas já tenha em mente a sua próxima obra.

Tempo

Tenha seu ritmo pessoal, não precisa correr nas suas leituras, tenha seu próprio tempo, melhorando gradativamente seu prazo. Mas cuidado para não ler devagar demais e ficar desmotivado.

Pesquise

Pesquise antes quando for ler sobre temas desconhecidos, assim você evitará frustrações e aproveitará melhor o que o autor tem a transmitir.

Vocabulário

Tenha sempre um dicionário ao seu lado, mesmo que você entenda muito da língua portuguesa, ele o ajudará a aprimorar seu vocabulário, ter maior compreensão exata das palavras e simplificará frases complexas.

Não use os lábios

Algumas pessoas costumam ler em voz alta ou movimentar os lábios enquanto leem. A leitura é uma atividade particular dos olhos e do cérebro, por isso, só faça quando uma frase estiver realmente difícil de entender ou você não souber pronunciar determinada palavra.