IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Saúde |

Teste do Pezinho previne e identifica doenças congênitas

Você sabia que o Teste do Pezinho é um exame importante para prevenir e diagnosticar doenças congênitas? Ele é realizado na primeira semana de vida do bebê, entre o 3° e o 5° dia. O exame é simples e quase sem dor. Com uma agulha pequena é feito um furo no pé do bebê e são retiradas algumas gotas de sangue. Através da análise é possível diagnosticar mais de 40 doenças, entre elas, a anemia falciforme, problemas hormonais, fenilcetonúria e fibrose cística. 

 

Diversas maternidades, já fazem o teste regularmente antes da alta hospitalar. Nas unidades básicas de saúde, o teste do pezinho é disponibilizado gratuitamente. Caso o exame não tenha sido feito, o recém-nascido poderá passar pela análise com até um mês de vida. Para fazer o exame, os pais precisam apresentar alguns documentos, como: cartão de vacina da criança, certidão de nascimento ou documento similar emitido na maternidade, além do RG e cartão do SUS da mamãe.

 

Fique por dentro:

1. Fenilcetonúria

A fenilcetonúria é uma doença congênita na qual o sistema digestivo do bebê não consegue digerir a fenilalanina - é uma proteína presente em alimentos como ovo e carne, que, quando não digerida pode provocar comprometimento neurológico no desenvolvimento da criança.

2. Anemia falciforme 

A anemia falciforme é um problema genético que causa alteração na forma das células vermelhas do sangue, reduzindo a capacidade para transportar oxigênio para as várias partes do corpo, podendo provocar atrasos no desenvolvimento de alguns órgãos.

3. Fibrose cística 

A fibrose cística é um problema que leva à produção de uma grande quantidade de muco, comprometendo o sistema respiratório e afetando também o pâncreas.

 

Com informações do Ministério da Saúde

 

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441