PAULISTA > Notícias > Prefeitura do Paulista avança com as obras de duplicação da PE-01

Infraestrutura | 22/04/2024

Prefeitura do Paulista avança com as obras de duplicação da PE-01

Fase atual está na concretagem das paradas de ônibus e colocação de asfalto em frente ao Forte de Pau Amarelo

Homens e máquinas contratados pela Prefeitura do Paulista para a duplicação da PE-01 (Avenida Dr. Cláudio José Gueiros Leite) estão intensificando as atividades na rodovia. Atualmente, os trabalhadores vêm concentrando esforços na concretagem das paradas de ônibus e aplicação de asfalto em frente ao Forte de Pau Amarelo. A obra de alargamento está orçada em cerca de R$ 16 milhões. Apesar de ser uma via estadual, a Gestão Municipal assumiu a responsabilidade pela realização dos serviços.

A Construtora Ancar, responsável pela execução, com o monitoramento da Secretaria de Infraestrutura, já pavimentou 2,2 km do trecho alargado, que fica entre a Rua Sebastião Amaral e a Rua Avelinópolis. A empresa já construiu 109 caixas coletoras, 4.900 metros de meio-fio e 4.900 metros de linha d'água. Além disso, foram instalados 1.737 metros de tubos de 800mm e 1.737 metros de tubos de 600mm. O projeto prevê ainda a duplicação de 4km, entre o Forte de Pau Amarelo e a confluência com a PE-22.

Moradores e comerciantes situados na via estão na expectativa da conclusão da obra. “Esse serviço vai melhorar ainda mais a mobilidade aqui no bairro e evitar que a gente tenha prejuízos com os buracos, que danificam nossos carros”, comemorou o motorista aposentado José Ricardo Almeida.

O engenheiro e secretário de Infraestrutura da cidade, Lídio Valença, destaca que a duplicação da avenida é uma das principais obras da atual gestão. "Esse é um antigo sonho da população que está sendo concretizado. É uma ação estruturadora, que vai impactar de forma muito positiva na mobilidade e impulsionar o desenvolvimento da região, pois se trata de um grande corredor turístico", afirmou Valença, destacando ainda que as novas calçadas serão planas e com acessibilidade para as pessoas com dificuldade de locomoção.

Ao final da obra, a via será devidamente sinalizada, ganhará nova iluminação e terá substituído os antigos tubos de fornecimento d'água. Para isso, a Prefeitura celebrou um convênio com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), pelo qual o órgão estadual entra com o material, enquanto que o município executa a mão de obra.