Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Escritor e Poeta da ALAP, Dalexon Sérgio, publica livro sobre Paulista

Executiva de Imprensa | 17/04/2024

Escritor e Poeta da ALAP, Dalexon Sérgio, publica livro sobre Paulista

Autor é pós-doutor em Ciências da Linguagem

Compartilhe esta notícia:

O 37º livro do escritor e poeta da Academia de Letras e Artes do Paulista - ALAP, Dalexon Sérgio, publicado nesta semana, intitulado, Chaminezinho e a cidade do Paulista: em busca do cheiro verde do eucalipto, é um trabalho desenvolvido ao longo de alguns anos e que o hino municipal e a bandeira do Paulista são trazidos como o próprio enredo na história. O livro foi escrito sob a ótica do Realismo Fantástico, campo da literatura que permite ao autor misturar, numa obra de ficção, aspectos históricos da cidade do Paulista com elementos imaginários do real fantástico literário. Na parte histórica, o autor se baseou nos livros escritos por Laurita Alcântara e por Amaro Poeta Rodrigues, bem como, em teses e dissertações que mostram como o eucalipto chegou da Austrália ao Brasil.


Dalexon, que recebeu em 2023, do Prêmio Melhores do Ano, o título de Melhor Poeta da Cidade do Paulista, é graduado em Letras, especialista em Língua Portuguesa, Administração, Coordenação Pedagógica e Supervisão, todas pela Universidade Federal de Pernambuco, também é mestre, doutor e pós-doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, com PhD pela Universidade de Lisboa e Universidade Aberta de Lisboa - Portugal, com doutorado-sanduíche – CAPES. Ele também é membro investigador do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa – Portugal, da Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda e da União Brasileira dos Escritores - UBE.


Na obra ficcional, o cheiro verde do eucalipto é tomado como metáfora do ecossistema do Paulista. No livro, Chaminezinho, como principal filho paulistense, nasce com a missão dada, pela Mãe Natureza, de trazer de volta o cheiro verde do eucalipto à cidade do Paulista, por se tratar de um símbolo de identidade da cidade presente no hino municipal, e que possui na história o poder de equilibrar o ecossistema da cidade. No enredo, à medida que o cheiro verde do eucalipto vai sumindo, o município e seus habitantes vão ficando descoloridos. E, por isso, Chaminezinho vai em busca do cheiro verde do eucalipto ao visitar bairros da cidade, escolas municipais, estrangeiros que visitam o município, o povo paulistense e a Prefeitura do Paulista, dentre outros.


Assim, o livro possui como temáticas norteadoras: o Meio Ambiente, a Sustentabilidade, a Reciclagem do Lixo, a Coleta Seletiva, o replantio das árvores e a não poluição do litoral e dos mangues da cidade do Paulista, dentre outras.


Instagram do autor: @sergiopoeta2020


Imagens: