PAULISTA > Notícias > Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo divulga resultado preliminar da eleição

Políticas Sociais | 18/03/2024

CMPPIR tem composição paritária entre governo e sociedade civil

O Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo do Paulista (CMPPIR) divulgou, nesta segunda-feira (18/03), o resultado preliminar das avaliações dos movimentos negros e/ou entidades com reconhecimento por sua atuação na defesa da promoção da igualdade racial e no combate ao racismo e povos tradicionais inscritos na eleição da instituição.

Vinculado à estrutura da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, o CMPPIR tem composição paritária entre governo e sociedade civil, sendo composto por 18 membros titulares e 18 suplentes, representantes do poder público e da sociedade civil, os quais exercem a função de Conselheiros Municipais do órgão.

Após análise das documentações, segue abaixo relação das inscrições deferidas.

- Movimentos negro e/ou entidades com reconhecimento por sua atuação na defesa da promoção da igualdade racial e no combate ao racismo:

Cabocla Delícia;

Coletivo de Entidades Negras – CEN;

Marcha Mundial das Mulheres – Núcleo Paulista;

Movimento Sociocultural Manajé;

Unegro.

- Povos Tradicionais:

Ilê Asé Omo Ylésa Ypondá;

Terreiro das Palmeiras.

Os demais inscritos foram indeferidos. Para maiores informações sobre o indeferimento entrar em contato com a Comissão Eleitoral por e-mail cmppirpaulista@gmail.com ou por telefone (81) 9.9930-0325.

Caso discorde da decisão, os movimentos negros e/ou entidades com reconhecimento por sua atuação na defesa da promoção da igualdade racial e no combate ao racismo e os povos tradicionais, poderão apresentar recursos até às 14h do dia 20 de março, presencialmente, na Sala dos Conselhos, localizada na Av. Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, Maranguape I - Paulista – PE ou também pelo email. O resultado definitivo sairá no dia 21 de março, após avaliação dos recursos.

O Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo é um órgão colegiado, de controle social e caráter deliberativo, componente da política municipal de Promoção da Igualdade Racial.

O objetivo é fortalecer a luta contra o racismo e o preconceito baseado em raça ou etnia, através de monitoramento, acompanhamento e fiscalização. O órgão também propõe políticas afirmativas de promoção da igualdade racial, com ênfase na população negra e povos tradicionais do Paulista, com vistas à ampliação da participação popular e do controle social.