Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Paulista vai implantar serviço de acolhimento para crianças e adolescentes

Políticas Sociais | 14/03/2024

Paulista vai implantar serviço de acolhimento para crianças e adolescentes

A “Família Acolhedora” garante um lar para aqueles que estão impossibilitados de receber cuidado e proteção

Compartilhe esta notícia:

Nesta sexta-feira (15/03), a Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do Paulista vai realizar um evento para a implantação do serviço “Família Acolhedora” no município, que tem como objetivo acolher temporariamente em suas próprias casas crianças ou adolescentes impossibilitados de receber cuidado e proteção da família de origem. A solenidade vai acontecer, a partir das 14h, no auditório do Centro Administrativo, em Maranguape I. 


De acordo com a Política Nacional de Assistência Social e em conformidade com a tipificação nacional dos serviços socioassistenciais, o serviço de acolhimento em Família Acolhedora oferece possibilidades de garantia de direito às crianças e adolescentes.


“A implantação vai ser realizada mediante lei municipal. Quando a família não é capaz de proteger, cuidar e garantir o necessário para o desenvolvimento saudável de um filho ou filha, a justiça da infância e da juventude pode incluir essa criança ou adolescente em programa de acolhimento familiar, como medida protetiva para cessar a violação ou ameaça de seus direitos”, explicou a superintendente da Proteção Social Especial de Paulista, Laura Buarque.


Os critérios para ser uma família acolhedora, são: disponibilidade afetiva, idade acima de 21 anos, residir na cidade do paulista, estar em boas condições de saúde física e mental, não possuir antecedentes criminais, concordância de todos os membros da família, possuir uma convivência familiar estável e livre de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes, e não estar inserido no Cadastro Nacional da Adoção (CNA).


Imagens: