Executiva de Imprensa |

Dia de Finados é celebrado com programação religiosa em Paulista

Cemitério Municipal vai abrir, às 6h, para visitação

Com missas, orações e cânticos, os cidadãos seguem a sua  tradição de realizar homenagens aos seus entes queridos, em virtude do Dia de Finados, celebrado nesta quinta-feira (02.11). Em Paulista, o Cemitério Municipal Campo Santo São José estará aberto ao público das 6h às 17h, no feriado.

Para celebrar a data, serão realizadas duas missas em memória dos falecidos. A primeira será uma campal, na frente do Cemitério Campo Santo São José, às 7h da manhã. Na ocasião, também terá apresentação do grupo musical Aliança com Deus, da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres e serviços de saúde para a população, como a aferição de pressão e glicose, das 7h às 17h.

A segunda missa será às 12h, na Igreja Matriz de Santa Isabel, no Centro. Ambas são realizadas, tradicionalmente, todos os anos.

O gesto mais tradicional em Finados é a visita ao cemitério, a participação na Eucaristia e as devoções próprias de cada cultura, como acender velas, oferecer flores, lançar água benta e enfeitar os túmulos dos falecidos. Em todos estes gestos antropologicamente enraizados no ser humano, transparece a consciência que o homem tem de sua finitude, e da necessidade absoluta de fé em Deus para a manutenção da esperança.

A expectativa para o comércio no feriado é grande, como explicou o vendedor de flores, Fábio França. “Temos uma expectativa boa para esse ano, até porque não vem só gente de Paulista, mas também de Igarassu, Abreu e Lima, dentre outros. Tem família minha enterrada aqui também, daí é bom que a gente já aproveita pra deixar umas flores pra eles", destacou o comerciante, que atua no cemitério da cidade.

O padre Adriano Chagas ressalta que “a saudade sempre teremos, mas celebramos com alegria este dia”. “Na perspectiva cristã, a Morte e a Ressurreição de Cristo são fundamentais. Jesus está vivo, vem ao nosso encontro, é a nossa história de salvação. Aquele que com Cristo estiver, quando morrer, o encontrará. Jamais será abandonado aquele que viveu com Deus neste mundo”, afirmou o sacerdote.

Fotos: Karlos Lima