Educação |

Em Paulista, atividades nas escolas municipais conscientizam sobre os direitos e o combate à violência contra a mulher

Unidades de ensino concorrem ao Prêmio Maria da Penha vai à Escola

O combate à violência contra as mulheres e a conscientização sobre seus direitos estão sendo vivenciados nas escolas do município de Paulista, através do Prêmio Maria da Penha vai à Escola. A ação é uma iniciativa da Secretaria Executiva da Mulher, em parceria com a pasta da Educação. Na manhã desta sexta-feira (20.10), alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Rosa Amélia, situada no Janga, participaram de atividades alusivas ao tema, com teatro, dança, música e recital de monólogos, além de trabalhos de arte em papel. As apresentações vão concorrer ao Prêmio em 13 de dezembro, com premiação para a “Escola Amiga da Mulher”, professores e alunos.

De acordo com a secretária executiva da Mulher, Bianca Pinho Alves, 20 escolas do município estão concorrendo. Serão mais de 55 apresentações, que contribuirão para os alunos aprenderem mais sobre um tema tão importante nos dias atuais. “A violência contra as mulheres é um problema terrível e a gente só vai mudar isso através da educação, envolvendo os estudantes desde pequenos, passando pelos adolescentes e jovens”, disse Bianca Pinho Alves.

A aluna Ryane Lorrane, do 8° ano, resumiu assim a sua vivência no aprendizado sobre a Lei Maria da Penha: “Esta lei é muito importante para a proteção das mulheres. Mas para que ela tenha efeito verdadeiro é preciso que a mulher agredida denuncie o agressor”, afirmou.

A Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) completou 17 anos em agosto passado. Ela foi criada para prevenir e punir atos de violência física, verbal, moral, sexual e patrimonial contra as mulheres. É considerada legislação referência no combate à violência contra mulher em todo o mundo.