Educação |

Estudantes da rede municipal do Paulista participam de aulão

Evento chamado Recomposição das Aprendizagens com foco nas Avaliações Externas prepara os jovens para instituições como ETE e IFPE

Estudantes do nono ano da Rede Municipal  do Paulista participaram, neste sábado (21.10), no auditório do Senac, em Jardim Paulista, de um aulão envolvendo as disciplinas de Português, Matemática, Ciências e História. O objetivo do evento, que durou todo o dia, chamado Recomposição das Aprendizagens com foco nas Avaliações Externas, é preparar os alunos para participar de provas para entradas em instituições como Escola Técnica Estadual (ETE) e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

De acordo com a secretária de Educação, Kátia Clemente, o aulão também prepara o estudante para o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e o Saepe (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco). Outro objetivo do evento é participar do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), uma metodologia internacional que avalia os sistemas de ensino em todo o mundo, medindo o nível educacional de jovens de 15 anos por meio de provas de leitura, matemática e ciências. O exame é realizado a cada três anos pela OCDE, organização internacional composta por 38 países membros, que reúne as economias mais avançadas do mundo, bem como alguns países emergentes. “São alunos que estão saindo da nossa Rede de Ensino e queremos que todos tenham o máximo sucesso nos estudos, com a continuidade agora no Ensino Médio e principalmente na vida”, afirmou a secretária.

Cerca de 1200 estudantes de 17 escolas participaram desta primeira etapa dos aulões. Os professores tiraram dúvidas, fizeram interatividade com os alunos e resolveram questões.