PAULISTA > Notícias > Saúde do Paulista oferece atendimento gratuito de inserção do DIU

Direitos e Saúde da Mulher | 09/08/2023

Saúde do Paulista oferece atendimento gratuito de inserção do DIU

O Serviço está sendo disponibilizado em quatro unidades de saúde do município

As famílias têm procurado cada dia mais se planejar na hora de ter os seus filhos. Para isso, os métodos contraceptivos se tornaram grandes aliados e com intuito de ajudar as mulheres e passar a informação de uma maneira segura e correta sobre a gravidez não desejada, a secretaria de saúde do Paulista através da Coordenação de Saúde da Mulher realiza o Planejamento Familiar em todas as unidades de saúde do município.

Na consulta realizada na unidade de saúde, é feita uma conversa entre o médico e a paciente para escolher o melhor método contraceptivo visando sempre o bem estar da mulher. “A mulher procura a unidade de saúde relata a sua vontade de utilizar o DIU (dispositivo intrauterino) como método contraceptivo e naquele local é feito o acolhimento com a mulher falando sobre como é o método, as vantagens e as desvantagens”, afirmou a enfermeira e coordenadora da Saúde da Mulher, Erivalda Gomes.

O município dispõe de quatro unidades que realizam a inserção do DIU,  para quem deseja procurar e ser atendida por uma equipe especializada, são elas: USF Arthur Lundgren II Baixo; USF Elzanir Ferreira; USF Nobre; e USF Maranguape II B. Todas as unidades estão ofertando não só o DIU, como os injetáveis e as pílulas. É imprescindível procurar um dos enfermeiros da rede municipal, para que possa ser feito o planejamento familiar.