Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Paulista promove Curso de Meliponas na Agroecologia

Meio Ambiente | 09/06/2023

Paulista promove Curso de Meliponas na Agroecologia

Ação contempla a programação da Semana de Meio Ambiente do município

Compartilhe esta notícia:

Dentro da programação da Semana de Meio Ambiente do município, a Prefeitura de Paulista, por meio da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA), promoveu, nesta sexta-feira (09.06), o Curso de Meliponas na Agroecologia. Com parte teórica e prática, o curso foi realizado no Centro de Educação e Formação em Medicina Popular (CEFOMP), na rua Adeilson João Alves da Silva, 161, no Centro de Paulista, sendo direcionado para os agricultores agroecológicos da cidade. 


Para a acadêmica de zootecnia e apicultora e meliponicultora, Nathaly Nunes, que ministrou os conteúdos, a importância das abelhas para a agroecologia e para a conservação da Mata Atlântica é fundamental. 


“As abelhas são polinizadoras e têm a capacidade de disseminar nas plantas 90% do pólen que coletam. Os agricultores podem utilizar em suas propriedades como alternativa para fonte de renda, pois todos os insumos produzidos como o mel, do favo de mel, o própolis e a cera tem um valor agregado muito alto e são muito valorizados no mercado”, frisou a acadêmica.  


Segundo o secretário executivo de Meio Ambiente de Paulista, Clécio Araújo, propiciar o conhecimento sobre a apicultura aos produtores rurais é muito relevante. “A cultura apresentada não utiliza agrotóxicos e preserva o ecossistema natural da mata. Quanto mais possibilidades de produção proporcionarmos aos que plantam na Zona Rural, teremos a garantia de alimentos saudáveis”, disse o gestor municipal.




Imagens: