Saúde |

Prefeitura do Paulista fortalece ações em prol da saúde da mulher

A Secretaria Municipal de Saúde do Paulista, através da Coordenadoria da Saúde da Mulher, realizou nesta sexta-feira (03/02), uma atividade coletiva para alcançar a população feminina da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro de Fragoso 2. A ação ofereceu os serviços do carro de mamografia, exame de citologia (preventivo) e palestras sobre a saúde reprodutiva feminina e métodos contraceptivos.

Durante todo o mês de fevereiro, o Programa Amigo do Peito, também conhecido como mamamóvel, vai acontecer no município. O veículo é equipado para exames de mamografia, atuando na prevenção do câncer de mama. O exame é essencial para prevenir e detectar a presença de anomalias ainda na fase inicial da doença, possibilitando um melhor tratamento.

O governo municipal disponibiliza mensalmente um cronograma com os locais onde o carro da mama atuará atendendo as mulheres e realizando o diagnóstico. Nas datas definidas, o “Amigo do Peito” atenderá no turno da manhã, das 8h às 12h, e no turno da tarde, das 13h às 17h.

A mamografia deve ser realizada por mulheres com idade a partir de 40 anos. Em Paulista, em cada data do calendário do Mamamóvel, serão oferecidas cerca de 80 senhas para a realização do exame, sendo 40 pela manhã e 40 à tarde. É necessário estar com cartão SUS, comprovante de residência e documento de identidade em mãos.

Confira o calendário do Carro da Mamografia do mês de fevereiro/23:

• 06/02 - USF NOSSA PRATA  -

Loteamento Riacho de Prata, 10 - Maranguape 2;

• 07/02 - USF NOBRE /

Travessa do Nobre, 2887 - Nobre;

• 10/02 - PREFEITURA NAS COMUNIDADES / Loteamento Conceição

• 23/02 - USF JOSÉ BORGES DE SOUZA 2 /

Avenida 02, S/N - Alameda;

• 24/02 - USF AURORA /

Rua da Aurora, 995 - Centro.