Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Defesa Civil do Paulista intensifica ações nos morros 

Defesa Civil | 09/05/2024

Defesa Civil do Paulista intensifica ações nos morros 

Aplicação de lonas plásticas e limpeza são algumas das atividades

Compartilhe esta notícia:


A Secretaria Executiva de Defesa Civil do Paulista está intensificando as ações para minimizar os impactos das chuvas no município. O trabalho nas áreas de risco envolve serviços como limpeza e regularização de barreiras para a aplicação de lonas plásticas em locais mais afetados durante o período chuvoso, além das atividades de conscientização e orientação para casos de emergência. 


De acordo com a secretária executiva de Defesa Civil, engenheira Cíntia Silva, já passaram por trabalhos preventivos os bairros da Mirueira, Arthur Lundgren II, Vila Torres Galvão, Jardim Paulista e Maranguape I, que também deverão ser contemplados com a reposição das lonas devido ao desgaste. Ao todo, 76 lonas foram aplicadas nessas localidades, o que corresponde a 18 mil metros quadrados de lona, do início desse ano até o presente momento. 


Para os casos de emergência, a Secretaria Executiva de Defesa Civil do Paulista tem algumas dicas para quem está fora ou dentro de casa, além de cuidados extras com a eletricidade. 


Para quem está fora de casa, é orientado manter distância dos pontos de alagamentos com eletricidade por perto; não atravessar ruas em áreas inundadas ou alagadas; andar sempre com documento de identificação com foto; e estar atento a locais com postes inclinados e árvores, que oferecem risco de cair.


Já para o caso de emergência e se a pessoa estiver dentro de casa, observar a presença de trincas no solo e rachaduras na parede, que podem ser sinais de um possível desabamento; procurar um lugar seguro caso suba o nível da água; sair imediatamente de casa nos casos de deslizamentos de terra ou rachaduras nas paredes; e fechar todas as janelas e portas ao sair da casa, para evitar a entrada de animais peçonhentos.


Nessas situações, é preciso que a população busque por lugares seguros, como casas de parentes e amigos, ou abrigos indicados pela Prefeitura, para que possam permanecer em segurança. 


Por fim, acerca dos riscos com a eletricidade, a Defesa Civil aponta cuidados como: não fazer ligações com celulares ligados na tomada; desligar equipamentos e disjuntores em casos de alagamento; e não se aproximar de cabos elétricos molhados ou arrebentados. 


Ainda para os casos de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil do município, através dos telefones 153 (gratuito) e (81) 3371.7992, ou pelo número de WhatsApp (81) 99784.0270.


Imagens:

Compartilhe: