PAULISTA > Notícias > Paulista oferece emissão de RG e alerta para carteiras pendentes de retirada

Políticas Sociais | 17/10/2023

Paulista oferece emissão de RG e alerta para carteiras pendentes de retirada

Serviço é oferecido no Centro Administrativo e em pontos itinerantes

A Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos segue com emissões de carteira de identidade (RG). A secretaria alerta que existem 449 carteiras pendentes de pessoas que não compareceram para buscar o documento. A retirada acontece apenas na sede do órgão, que fica no Centro Administrativo da Prefeitura do Paulista, na Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves (antiga Av. Brasil), 222, em Maranguape I. O serviço também é oferecido em pontos itinerantes pela cidade, de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Para solicitar a emissão do RG, o interessado deve realizar o agendamento pelo site do Instituto de Identificação Tavares Buril (iitb.pe.gov.br), e pagar a taxa do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) de R$ 28,57, que pode ser quitado na rede bancária (agência ou internet). Os documentos necessários para dar entrada no RG são a carteira de nascimento ou casamento, o DAE devidamente pago e impresso, além do comprovante de agendamento impresso.

Para a 1ª via da carteira de identidade não é necessário pagamento e, para a 2ª via, pessoas com mais de 65 anos são isentas da taxa. Crianças menores de 16 anos só podem solicitar sua identidade com o responsável (pai ou mãe) apresentando também os seus documentos (RG e CPF). A atual carteira de identidade permite incluir mais informações do portador, como o CPF, título de eleitor, PIS/NIS, carteira do SUS, CNH e Carteira de Trabalho.

De acordo com a coordenadora do serviço de emissão de RG, Ana Paula Araújo, de maio até outubro deste ano, foram contabilizadas em torno de 1,8 mil carteiras de identidade emitidas. Na ocasião, ela alertou para alguns detalhes a serem observados na hora de preencher o formulário. “Quanto ao DAE, é importante que as pessoas cadastrem o seu próprio CPF para seguir com o pagamento e agendamento. O que tem acontecido são pessoas cadastrando o CPF de um parente ou amigo e não conseguindo prosseguir com o atendimento por causa disso, é necessário que seja o CPF da própria pessoa”, salientou.

A dona Maria José, de 58 anos, foi ao Centro Administrativo emitir a 2° via da carteira de identidade. “Eu estou há muito tempo sem identidade, fazem 5 meses que eu perdi a última e a minha vizinha me explicou que estavam emitindo aqui. Eu achei o atendimento excelente, muito rápido e eficiente”, contou.