IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

PORTAL DA SAÚDE

Missão

Promover a saúde dos munícipes, com humanização, buscando a satisfação de suas necessidades e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, pautado nos princípios da universalidade, equidade e integralidade.

Visão

Desenvolver as práticas de acolhimento, buscando ser referência em humanização e qualidade na prestação de serviços de saúde, com participação popular, fazendo o melhor no cumprimento de sua missão.

Valores

• Acolhimento
• Humanização
• Qualidade no atendimento
• Solidariedade
• Valorização do Trabalhador
• Participação Popular

Rede Própria ∙ Atenção Básica

Endereço das Unidades ( PDF - Atenção basica )

A Atenção Básica passou a ser a principal porta de entrada do SUS, desempenhando o papel de ordenadora dos serviços e gestora do cuidado. Incorpora um processo de trabalho centrado na equipe multiprofissional e interdisciplinar e não mais no profissional médico, buscando uma atenção voltada à saúde e não à doença. Esta rede de serviços produz uma nova forma de acolhimento dos usuários, proporcionando respostas resolutivas para as demandas de saúde e a continuidade do cuidado.

PROGRAMA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (PACS)

O PACS foi criado em junho de 1991, pelo Ministério da Saúde (MS), visando contribuir para uma melhor qualidade de vida, investindo maciçamente na educação em saúde. Surgiu como forma de reorganização inicial da Atenção Básica e conta com equipe formada por enfermeiro (a) e agentes comunitários de saúde.

Em Paulista existem 08 Programas de Agentes Comunitários de Saúde.

ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF)

A Estratégia de Saúde da Família prioriza ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas de forma geral e contínua. O atendimento é prestado nas Unidades de Saúde da Família (USF) ou nos domicílios pela Equipe de Saúde da Família responsável pelo atendimento de famílias cadastradas próximo ao seu território de atuação.

A Estratégia de Saúde da Família preconiza o trabalho em equipe composta pelo médico (a) de família, enfermeiro (a), auxiliar ou técnico (a) de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Algumas unidades são compostas também por Equipe de Saúde Bucal com dentista e auxiliar ou técnico (a) de saúde bucal.

Atualmente, o município do Paulista apresenta 40 Unidades de Saúde da Família (USF), com 44 Equipes de Saúde da Família e 24 Equipes de Saúde Bucal.

NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF)

Têm por objetivo apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família e com o Programa Academia da Saúde.

Paulista conta com 03 Núcleos de Apoio à Saúde da Família para 03 territórios de saúde, e conta Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo, Farmacêutico, Assistente Social, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional e profissional de Educação Física.

PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE

Lançado pelo Ministério da Saúde (MS) em 2011 como estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado para os municípios brasileiros. Seu objetivo é promover práticas corporais e atividade física, alimentação saudável, educação em saúde, além de contribuir para produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população. Para tanto, o Programa promove a implantação de polos de Academia da Saúde, que são espaços públicos dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados.

Paulista conta com quatro Polos de Academia da Saúde localizados nos bairros de Jardim Maranguape,Conjunto Beira Mar (Janga), Maranguape I e Maranguape II.

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE)

Faz parte de uma política intersetorial da Saúde e da Educação, instituída em 2007 pelo Ministério da Saúde. Tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O público beneficiário são os estudantes da Educação Básica, gestores, profissionais de educação e de saúde e creches. As atividades do PSE ocorrem nos Territórios definidos segundo a área de abrangência da Estratégia Saúde da Família.

Na cidade do Paulista, 13 escolas estaduais, 34 escolas municipais e 05 creches são vinculadas ao Programa. São realizadas, durante o ano escolar, avaliações de saúde pelos profissionais de referência das Unidades de Saúde da Família. Dentre as ações realizadas, incluem-se as avaliações antropométricas, de saúde bucal e de acuidade visual. Como também a verificação do cartão de vacina, a realização de campanhas de saúde, tais como dengue, hanseníase, tuberculose, verminoses, imunização de HPV.

CENTROS DE SAÚDE

São locais que dispõem de atendimento em Clínica Geral para população de área descoberta da Estratégia de Saúde da Família e de PACS. Além de contar com algumas especialidades médicas e outros profissionais de saúde para atendimento à população do território.

Rede Própria ∙ Atenção Especializada

Endereço das Unidades ( PDF - Atenção especializada )

POLICLÍNICAS

São unidades de saúde para prestação de atendimento ambulatorial especializado médico e não médico. Oferecem suporte especializado, complementando as ações da Atenção Primária à Saúde.

PRONTOCLÍNICA

Possui serviço de média complexidade para atendimento de urgência 24 horas.

REDE DE SAÚDE MENTAL

• Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) Tereza Noronha

Serviço de acolhimento e tratamento para portadores de transtorno mental com atendimento 24 horas.

• Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (CAPS AD) Maria Eliane de Aguiar

Serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas.

• Residências Terapêuticas

O município dispõe de três residências para acolhimento de portadores de transtorno mental, cada residência comporta até oito moradores.

CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS (CEO)

Oferece tratamento especializado em saúde bucal, aos usuários do SUS que são atendidos inicialmente pelos profissionais das Unidades Básicas.

NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO ADOLESCENTE (NASA)

Serviço especializado no atendimento à criança e adolescente.

CENTRO DE REABILITAÇÃO MARIA DAS NEVES (CASARÃO)

Serviço especializado, que conta com profissionais de fisioterapia, terapeuta ocupacional e psicólogo, que realizam um conjunto de ações e serviço sem reabilitação motora sendo referência no município.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (SAMU)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – 192) tem como finalidade prestar o socorro imediato à população em casos de emergência. O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito depois de chamada gratuita, através do telefone 192.

O município do Paulista dispõe de quatro ambulâncias habilitadas, sendo uma UTI móvel e três para suporte básico, 01 motolância e 02 ambulâncias de reserva técnica.

Vigilância à Saúde

CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO (CTA)

Serviço de Saúde que realiza ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis tais como testes para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente. O atendimento é realizado por encaminhamento ou demanda espontânea, de forma inteiramente sigilosa e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde.

Endereço: Av. Rodolfo Aureliano, 714, na Vila Torres Galvão (próximo ao antigo Hospital Central, sentido Olinda da PE-15).

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA (SAE)

São serviços de saúde que realizam ações de assistência e tratamento às pessoas vivendo com HIV ou AIDS. Os pacientes são encaminhados pelos serviços de referências.

Endereço: Av. Rodolfo Aureliano, 714, na Vila Torres Galvão (próximo ao antigo Hospital Central, sentido Olinda da PE-15).

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Rede Complementar

O município possui contrato com a Rede Privada de maneira complementar aos serviços da Rede Própria:

• Patologia Clínica (exames de sangue, cultura, fezes e urina).
• Ultrassonografia
• Mamografia
• Densitometria Óssea
• Exames Audiológicos
• Radiologia (Raio-x)
• Serviço móvel especializado em mamografias.
• Consultas especializadas em oftalmologia, e teste do Olhinho.

Programa Municipais

PROGRAMA SEGUE CUIDANDO

O Programa Segue Cuidando é um serviço de atendimento especial gratuito, do tipo busca domiciliar em pontos de embarque, disponibilizando um transporte confortável e seguro aos munícipes em tratamento de hemodiálise ou que tenha um comprometimento de mobilidade. O serviço conta com uma frota de vans, sendo uma adaptada.

Para serem atendidos pelo programa os pacientes podem se inscrever presencialmente na Secretaria de Saúde do Paulista onde serão avaliados os critérios de elegibilidade.

PROGRAMA REMÉDIO EM CASA

Programa implantado no município do Paulista em 2013, com o objetivo de fornecer medicamentos nas residências dos usuários para tratamento da diabetes, hipertensão e dislipidemias.

Os pacientes com essas enfermidades devem ser cadastrados nas unidades básicas de saúde para fazer a adesão ao programa. Os medicamentos são entregues em kits na casa do usuário, sendo necessário o retorno do paciente para reavaliação médica periódica.

PROGRAMA OLHAR PAULISTA

PROGRAMA OLHAR PAULISTA O Programa realizado em parceria com a Secretaria de Educação tem por objetivo combater as limitações na aprendizagem dos alunos causadas por falhas na visão. Inicialmente é realizada uma triagem oftalmológica nos alunos matriculados na rede municipal de ensino e que estejam na faixa etária compreendida entre 06 e 12 anos.

PROGRAMA OLHAR PAULISTA Aqueles que apresentarem falhas na visão serão encaminhados ao Centro de Visão de Pernambuco (CEVIPE) para realização de exames oftalmológicos. Quando necessário tratamento, óculos com lentes corretivas serão fornecidos aos escolares de forma gratuita.

PROGRAMA CUIDAR PRIMEIRA INFÂNCIA

PROGRAMA OLHAR PAULISTAO programa visa fortalecer as ações intersetoriais da Secretaria de Educação, Secretaria de Políticas Sociais e Secretaria de Saúde na gestão do município do Paulista, com a finalidade atender as demandas dos Centros Municipais de Educação Infantil (Creches), tenho como público-alvo as crianças de 0 a 5 anos de idade.

Tem por objetivos:
• Garantir atenção básica em saúde diferenciada para uma parcela populacional com alto índice de vulnerabilidade social.
• Reforçar a importância do espaço escolar como ambiente de promoção da Saúde.
• Estimular a integração da comunidade com a escola e, consequentemente, com a gestão municipal.

PROGRAMA SAÚDE EM MOVIMENTO

PROGRAMA OLHAR PAULISTAEstratégia municipal com o intuito de promover a saúde e qualidade de vida partir de atividades físicas com idosos da cidade de Paulista. Os polos de saúde em movimento têm como diferencial utilizar espaços físicos já existentes, tais como praças, associações, igrejas, entre outros.

Atualmente existem 29 polos espalhados por todo o município que atendem aproximadamente 2 mil pessoas, com atividades semanais orientadas por profissionais de educação física.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441