Saúde |

Após 2 dias de palestras, Paulista conclui capacitação para atendimento a pacientes com Sífilis, AIDS e Hepatites Virais

Iniciativa conta com palestras e treinamentos para os profissionais da rede municipal que atuam na área

A Prefeitura do Paulista promoveu, nesta quarta-feira (05), o segundo dia do Capacite 2022, concluindo a qualificação, que tem foco no atendimento a pacientes com Sífilis, AIDS e Hepatites Virais. O evento começou na terça-feira (04), sendo realizado no auditório do Bloco C da Uninassau, no Centro. O público-alvo foi formado por profissionais de enfermagem da Rede de Atenção à Saúde e funcionários do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE).

Neste segundo dia, foram realizadas as seguintes palestras: Diagnóstico e Manejo Clínico da Sífilis, com o médico infectologista Danilo Sales; Diagnóstico HIV/AIDS e Hepatites Virais, com a biomédica Tatiana M. Silva; Fluxos de atendimento do município do Paulista para Sífilis, HIV/AIDS e Hepatites Virais, com Sherlaine Andrade, coordenadora dos programas de IST’s, AIDS e Hepatites Virais do município; Treinamento Prático para testagem rápida em Sífilis, HIV e Hepatites B e C, com a enfermeira e gerente do CTA/SAE, Milena Ribeiro. Além disso, houve a entrega dos certificados e o encerramento da atividade.

“O evento aborda questões relacionadas ao atendimento a pacientes com Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST’s. Essa capacitação é muito importante, pois trabalha pela melhoria no atendimento realizado pelos profissionais que atuam na área, objetivando também a redução dos indicadores relacionados a esses agravos no município”, destacou, a coordenadora dos programas de IST, AIDS e Hepatites Virais, Sherlaine Andrade.

No primeiro dia de treinamento, os participantes acompanharam uma exposição sobre Vigilância Epidemiológica dos Agravos Transmissíveis, com a palestrante Débora Veras. Também houve uma palestra sobre Prevenção Combinada com ênfase em Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), com Milena Ribeiro.