Meio Ambiente |

Projeto com alunos do Colégio Municipal Firmino da Veiga participa de feira de ciências nacional

Na cidade do Paulista, o projeto "Conservação das Tartarugas Marinhas: conhecer para preservar” foi selecionado para a 28ª edição da Ciência Jovem, uma das uma das mais antigas e maiores feiras de ciência do Brasil, na modalidade presencial. A atividade é promovida pelo Espaço Ciência, do Governo do Estado de Pernambuco.

O trabalho selecionado para participar da feira é fruto de uma ação conjunta da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) e da Secretaria de Educação do Paulista, contando com a participação de alunos do Colégio Municipal Firmino da Veiga.

Destinado aos alunos da rede municipal de ensino, o projeto humaniza o conhecimento prático, especificando e aplicando o exercício de preservação e educação ambiental sobre as tartarugas marinhas. São abordadas as quatro espécies que desovam no litoral do Paulista, e as cinco que circulam no Brasil, bem como o ciclo de eclosão dos ovos e o caminho que os filhotes de tartaruga percorrem até o mar.

No município, foram monitorados e registrados 38 ninhos na temporada 2021/2022, com o nascimento de 415 filhotes de tartaruga-verde (Chelonia mydas) e de 2.680 filhotes de tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata). Também houve registro do nascimento de 165 filhotes de tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea). No dia 15 de março de 2022, foi publicado em Paulista o decreto municipal de Berçário das Tartarugas Marinhas.

"A preservação do meio ambiente é primordial. Aprendemos que nosso município é um berçário natural de tartarugas e que mais de três mil nascimentos aconteceram entre 2021 e 2022 aqui em nossa cidade. Isso é um orgulho para nós”, disse Maria Eduarda, aluna do 7º ano.

“Receber aulas práticas sobre esse tema na própria praia onde acontecem os nascimentos faz toda diferença para nós. Saímos da rotina, e além de aprender temos contato com a natureza e nos divertimos”, reforçou Luanny Helloisa, aluna também do sétimo ano.

De acordo com a professora de Ciências, Yhasmine Karine, que inscreveu o projeto para a concorrência nacional, a iniciativa proporciona um ensino de qualidade. “Atividades assim criam mecanismos de protagonismo para os alunos, assim como a apropriação deles pelo que é seu e de seu município. O conhecimento aprendido também proporciona uma nova consciência ambiental desde jovem, criando novas gerações atentas à necessidade de preservação e aos cuidados com as tartarugas. Além disso, os alunos passam a ser transmissores de conhecimento e de humanidade para todos aqueles com quem convivem”, destacou a docente.

Ciência Jovem

A feira de ciências é uma das maiores e mais antigas do Brasil, e será realizada nos dias 9, 10 e 11 de novembro, no Mercado Eufrásio Barbosa, na cidade de Olinda. Na ocasião, 170 projetos vão ser apresentados por alunos, e 50 por professores, de modo presencial. A Feira também acontecerá paralelamente de forma online, com mais de 300 apresentações científicas.

Os melhores trabalhos nacionais serão selecionados para participar de feiras internacionais de ciências e conhecimento, que serão divulgadas em calendário a ser informado em 2023.