Educação |

Escola Municipal Professora Alga Marina atinge o primeiro lugar do Ideb 2021 na Rede Municipal do Paulista

O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica

Na cidade do Paulista, a Escola Municipal Professora Alga Marina alcançou o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino de Paulista, atingindo a meta projetada nacionalmente para 2023 nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O resultado foi divulgado pela Gerência de Avaliação Educacional da Secretaria de Educação do município.

A gestora da escola, Jussara Benevides, salientou que se sente realizada como profissional diante dessa marca. "Me sinto muito feliz com a parceria da Secretaria de Educação nas formações e apoio aos professores, aos funcionários e às famílias", disse.

A professora Marines Nascimento destacou que ensinar é algo muito importante na sua vida e que ela tenta passar o conhecimento que adquiriu aos seus alunos. "É com muita satisfação que recebemos essa notícia maravilhosa. É maravilhoso ensinar e pensar diferente. Ensinamos tudo que aprendemos a eles e também aprendemos muito com eles”, afirmou.

O Ideb foi criado em 2007, reunindo, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e a partir das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).