Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca |

Pescadores do Paulista e Prefeitura definem especificações sobre central de rádio

Categoria vai ser beneficiada com equipamentos cedidos pela Gestão Municipal

A Secretaria de Desenvolvimento do Paulista recebeu, nesta terça-feira (13.09), representantes da Colônia Z-2 de Pescadores. Em pauta, a discussão sobre as especificações técnicas para implantação de uma central de rádio na instituição. O grupo analisou também a homologação do serviço na Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e as questões acerca das regulações da Marinha do Brasil. Os equipamentos serão cedidos aos trabalhadores da pesca pela Prefeitura.

“Vamos aguardar o processo legal da cotação dos preços e a compra dos equipamentos para termos essa necessidade atendida. Também ficamos contentes em poder apresentar as outras pautas de necessidades que foram escolhidas junto com o secretário e em consenso com nossa categoria para serem realizadas em 2023 como o beneficiamento de nossa produção para comercializar no município e a própria Prefeitura”, afirmou o pescador artesanal Ivanildo Félix.

Segundo o presidente da Colônia de Pescadores, Luiz Mangote, a categoria estava esquecida por gestões anteriores. “Pela primeira vez desde que somos colônia tivemos uma visita de secretário em nosso local de trabalho para saber de nossas demandas e ainda mais fomos recebidos de volta. E ainda melhor, nos dá muita segurança ver a preocupação da gestão e do secretário para elaborar os projetos de nossas outras prioridades como o beneficiamento do peixe para 2023”, destacou.

“Nosso trabalho é claro e transparente nesta gestão, estamos procurando todos os setores da economia da cidade e indo até eles para saber o que eles necessitam. Hoje recebemos os pescadores aqui em nossas dependências ao lado dos departamentos Jurídico e de Orçamento para saber das características técnicas dos equipamentos de radiocomunicação que vamos adquirir para suprir a primeira pauta da categoria e também ouvir as outras pautas que definimos para realizar no orçamento de 20223. Assim é nosso trabalho na gestão do prefeito Yves Ribeiro”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Raimundo Lopes.

Entre as novas pautas para 2023 estão o beneficiamento da produção que hoje chega a 20 toneladas por mês para seu escoamento no mercado interno da cidade, como também para compra pelo município para fazer parte da merenda escolar oferecida aos alunos por meio da Secretaria de Educação. Da mesma forma, o projeto pretende oferecer a comercialização, em todo o estado de Pernambuco e até exportada para outros países.