IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Políticas Sociais |

Paulista recebe medalhistas de ouro das Paraolímpiadas de Tóquio 2020

Goalball é pioneiro no Clube Municipal do Nobre, em Paulista, e tem jogos na programação até o domingo (11/09)


A Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, trouxe uma das modalidades das paraolímpiadas, o goalball. O esporte é pioneiro no Clube Municipal do Nobre, reinaugurado nessa sexta-feira (09/09), com o início da 1.ª Etapa do Circuito Nordeste de Goalball – esporte praticado por cegos. 


O município recebe medalhistas de ouro das Paraolímpiadas de Tóquio 2020, no Japão. Os jogadores da Seleção Brasileira de Goalball são Emerson Silva - PB e Romário Diego Marques - RN e o pivô José de Oliveira - PB. A modalidade traz autonomia e segurança para melhorar a mobilidade dos cegos, inclusive no dia a dia. 


A atleta Michelle Gomes, 26, membro da Associação Beneficente dos Cegos do Recife (ASSOBECER), se dedica ao esporte desde 2017. “É gratificante. A gente cresce como pessoa. Eu era sedentária, quando conheci o goalball, me apaixonei e não parei de treinar”, contou Michelle.


Quem também participa desta modalidade paraolímpica é Carollaynne Cunha, 21, membro da ASSOBECER. “O goalball mudou minha vida e a expectativa é grande nessa competição”, comentou. O diretor da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kléber Pyrrho, também pratica o esporte. “Paulista vira o ponto de partida no cenário regional e estamos muito animados com esse sucesso”, disse.


O presidente da Federação Nordestina de Esportes para Cegos (FENEC), Robson Silva, agradeceu a parceria da Prefeitura do Paulista em ceder o espaço para a 1ª etapa. “Fico muito grato. Pela primeira vez a cidade nos recebe com muito carinho, dando todo o conforto necessário para a nossa estada”, destacou. 



A 1ª Etapa de Goalball tem o incremento de novos jogadores da Seleção Brasileira de Goalball, Sharley Antony e Lucas Araqueu. Eles não participaram das Paraolímpiadas de Tóquio 2020, mas estão empolgados com o evento em Paulista. 


GOALBALL


As partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com 3 minutos de intervalo. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. 

De cada lado da quadra, há um gol com 9m de largura e 1,30m de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias. O objetivo é balançar a rede adversária.


Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441