Segurança e Mobilidade |

Prefeitura do Paulista define esquema operacional da festa dos 87 anos de emancipação

Trânsito, segurança, limpeza urbana e vigilância sanitária estão na lista de prioridades

Os festejos comemorativos dos 87 anos de emancipação da cidade do Paulista terão esquema operacional envolvendo várias secretarias. Durante o período de festa, no polo da Praça João Pessoa, no Centro, os principais corredores serão interditados, das 17h30 às 02h30 da madrugada, de 4 a 11 de setembro.

Serão interditadas as ruas Presidente Getúlio Vargas, Francisco Santiago Costa, Ursa Maior, avenida Marechal Floriano Peixoto e  Adeilson João Alves.

A Vigilância Sanitária, coordenada pela Secretaria de Saúde, ficará atenta ao manuseio e venda dos alimentos e bebidas. A equipe vai contar com 13 profissionais, entre médico veterinário, biólogo sanitarista e farmacêutico, que fará a fiscalização nas barracas, próximas ao palco principal. Na semana passada houve uma capacitação dos ambulantes.

De acordo com a diretora de Vigilância Sanitária, Eliane Rodrigues, os inspetores irão distribuir hipoclorito de sódio aos ambulantes. Os profissionais vão observar o acondicionamento dos alimentos, sempre olhando a validade. A equipe vai atuar das 10h às 18h, no Polo Janga, e no Polo Centro, das 18h à 00h.

Eliane deu algumas dicas aos barraqueiros como a utilização de gelo em cubo, bebida em vidro, espetinhos industrializados,além da lavagem das frutas. Caso algum comerciante tenha dúvidas, a Secretaria de Saúde disponibiliza o e-mail vigilanciasanitariapaulista@gmail.com.

“Os inspetores irão verificar se o liquidificador está sendo higienizado corretamente. Os profissionais irão acompanhar o acondicionamento dos alimentos para que tudo saia bem, solicitando a utilização de copos descartáveis, ketchup ou maionese em sachês e palitinhos de espetinhos industrializados”, disse Eliane Rodrigues.

A Secretaria de Saúde disponibilizará equipe de primeiros socorros e ambulância para atender a população. Na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, terá a distribuição de preservativos.

LIMPEZA URBANA

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, também divulga o planejamento da limpeza pública. No Polo do Centro, o trabalho iniciará a partir das 4h da manhã, após o evento. Durante a festa, uma equipe de varrição ficará de plantão, das 19h30 às 03h30 da manhã.

No Polo Janga, em frente às quatro Torres, no período de 3 a 11 de setembro, o Município também disponibilizará agentes varrendo o local - 7h às 15h20 / 16h às 23h20.

POLICIAMENTO

Cada dia de programação contará com seguranças, além do efetivo da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade e da Polícia Militar.