IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Cultura |

Paulista terá programação em celebração à Padroeira Nossa Senhora dos Prazeres dos Maranguapes

Missas, romarias e atrações culturais integram o evento que começa nesta sexta-feira (02) e segue até 11 de setembro



Iniciam nesta sexta-feira (02), na Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres dos Maranguapes, os festejos da 403ª edição da festa da Padroeira da Cidade do Paulista. Neste ano, a festividade tem como tema “Magnificat”.  Durante os dez dias de comemorações, os católicos participam de atividades religiosas e culturais. Ao todo serão celebradas 14 missas presididas por bispos e padres convidados. O evento contará com o apoio da Prefeitura Municipal do Paulista que estará disponibilizando uma série de ações dentro da programação 


No dia 04 de setembro, o destaque é para a tradicional missa em ação de graças pelos 87 anos de emancipação da cidade, celebrada pelo Pe. Josenildo Tavares, às 10h. A cerimônia contará com a presença do prefeito Yves Ribeiro e autoridades civis do município. 

Na ocasião, cidadãos com relevantes serviços prestados à sociedade serão homenageados pela Prefeitura do Paulista com a comenda Padre João Ribeiro, maior honraria da cidade.

Em seguida, a imagem da padroeira da cidade do Paulista percorrerá em carro aberto as principais vias do município passando pelas sete paróquias.

A programação segue e conta com Setenário das Alegrias; orações, confissões, carreatas, procissões e apresentações culturais. Haverá ainda celebrações penitenciais voltadas para aqueles que desejam se confessar.


ROMARIAS MARCAM FESTIVIDADE EM HOMENAGEM À PADROEIRA DA CIDADE DO PAULISTA.


Expressão da religiosidade popular, as romarias são a grande novidade da Festa de Nossa Senhora dos Prazeres 2022. Serão quatro no total. As caminhadas devocionais fazem parte da memória afetiva dos católicos, que após dois anos da pandemia da Covid-19 prometem celebrar a Imperatriz e excelsa Padroeira da cidade do Paulista de forma mais fervorosa. 


Em 2021, a Romaria das Alegrias reuniu no feriado de 07 de setembro centenas de devotos, durante o trajeto de cerca de 4,5 km, os participantes rezam e cantam louvores à Mãe de Jesus. A concentração foi na Igreja Matriz de São Francisco de Assis, no bairro da Vila Torres Galvão. Este ano a expectativa é que o público seja ainda maior já que a caminhada reunirá paróquias das cidades de Paulista e Abreu e Lima. As outras três romarias serão realizadas na avenida principal de Maranguape 2 entre os dias 08 e 10/09.


No dia 11/09, o encerramento das festividades terá intensa programação. Haverá três missas (6h, 9h e 17h). Sendo a última delas celebrada pelo arcebispo metropolitano, Dom Fernando Saburido. Logo após, os devotos concluem o período festivo participando da procissão com a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres pelas ruas do bairro de Maranguape 2.


DEVOÇÃO HISTÓRICA


A devoção a Nossa Senhora dos Prazeres no Paulista tem mais de quatro séculos sendo uma das mais antigas manifestações religiosas do Estado. A veneração à santa teve origem em Portugal e foi trazida para o município em 1619. O bispo da Diocese de São Salvador da Bahia criou a vigararia de Maranguape e dom João IV, rei de Portugal, nomeou como vigário dom Manoel Rodrigues Neto. O local já tinha como protetora Nossa Senhora dos Prazeres.

Datada de 1659, a antiga igreja foi construída sob as ordens do capitão João Fernandes Vieira logo após vencer a luta. Herói da Batalha dos Guararapes e homem profundamente religioso, Vieira acreditava que a expulsão dos holandeses do território brasileiro se deu graças à intercessão de Nossa Senhora dos Prazeres. Outra igreja também dedicada a Nossa Senhora foi erguida no monte onde houve o combate no município de Jaboatão dos Guararapes




PROGRAMAÇÃO


02/09/2022 - Sexta-Feira

DIA ORACIONAL E AÇÕES SOCIAIS

6h: Oração do Ofício da Imaculada Conceição

8h às 12h: Ação Social Cras na Comunidade Maranguape II

Serviços das Secretarias de Saúde e Políticas Sociais e Direitos Humanos

Inclusão e atualização do Cadastro Único; orientação do Conselho Tutelar; informações do BPC/LOAS; informações e inclusão do Programa Criança Feliz; encaminhamento para retirada da segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito; orientação e encaminhamento para o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos; orientações jurídicas e carteira do idoso.

O CRAS nas Comunidades também contará com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizará , médico clínico e vacinação contra a Covid-19.

19h: Santa Missa ( Consagração ao Sagrado Coração de Jesus)


03/09/2022 - Sábado

CARREATA DA BANDEIRA E ABERTURA DA FESTA

6h: Recitação do Ofício de Nossa Senhora.

18h: Carreata da Bandeira saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó – Pau Amarelo (Paróquia Madrinha da Bandeira).

19h30: Santa Missa presidida pelo Pe. Adailton Moura, pároco de São Pedro em Gaibu.

Convidados: Paróquia Nossa Senhora do Ó (Pau Amarelo) e Comissões Pastorais para Ação Social Transformadora e para Liturgia.

20h: Atração Cultural


04/09/2022 – Domingo

ANIVERSÁRIO DE 87 ANOS DO MUNICÍPIO DO PAULISTA

6h: Santa Missa presidida pelo Pe. Charles Araújo

8h: Santa Missa presidida por Dom Limacêdo Antônio, bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife.

10h: Santa Missa em Ação de Graças pelo aniversário do Município do Paulista presidida pelo Pe. Josenildo Tavares, coordenador Arquidiocesano de Pastoral e pároco de Nossa Senhora das Graças, Graças – Recife.

Após a Santa Missa, a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres percorrerá, em carro aberto, as principais vias da Cidade do Paulista, passando por todas as paróquias da cidade.

18h: Setenário das Alegrias de Nossa Senhora, presidido pelo monsenhor José Albérico, secretário geral do Congresso Eucarístico Nacional.

Convidados: Comunidades Nossa Senhora de Fátima (Riacho de Prata 2), São José (Vale da Paz), Santo Antônio (Ruas 30), Nossa Senhora da Conceição (Engenho Maranguape).

20h: Atração Cultural


05/09/2022 - Segunda-Feira

14h: Celebração Penitencial e Confissões.

16h: Santa Missa presidida pelo Pe. Charles Araújo.

19h30: Setenário das Alegrias de Nossa Senhora presidido pelo Pe. Cosmo Francisco.

Convidados: Paróquia Santa Isabel Rainha de Portugal – Centro e Câmara de Vereadores da Cidade do Paulista.

20h: Atração Cultural


06/09/2022 – Terça-feira

14h: Celebração Penitencial e Confissões.

16h: Santa Missa presidida pelo Pe. Vitor Possetti, reitor do Santuário da Mãe Rainha (Olinda).

19h30: Setenário das Alegrias de Nossa Senhora presidido pelo Pe. Damião Silva, pároco de São Frei Bento Gonçalves, Igreja da Madre de Deus.

Convidados: Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Paratibe), Paróquia Santa Clara (Jardim Paulista) e Comissão Pastoral Paroquial para a  Vida e a Família.

 

07/09/2022 – Quarta-feira

7h: Recitação do Ofício de Nossa Senhora.

8h: Santa Missa pela Pátria presidida pelo Pe. Valdemir José, pároco de Nossa Senhora do Loreto (Candeias – Jaboatão).

16h: Romaria Vicarial das Alegrias saindo da Igreja Matriz de São Francisco - Vila Torres Galvão

19h30: Setenário das Alegrias de Nossa Senhora, presidida pelo monsenhor Osvaldo Lopes.

Convidados: Vicariato Paulista, Comissão Pastoral Vicarial para o Laicato, Paróquia São Francisco de Assis (Vila Torres Galvão), Comissão Pastoral Paroquial para o Laicato.

20h: Atração Cultural


08/09/2022 - Quinta-Feira

14h: Celebração Penitencial e Confissões.

16h: Santa Missa presidida pelo Pe. Charles Araújo

18h: Romaria do Movimento Jesus das Santas Chagas.

19h30: Setenário das Alegrias de Nossa Senhora presidido pelo Pe. Taciano Nascimento, pároco de São Francisco de Assis (Timbi – Camaragibe).

Convidados: Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Janga), Paróquia São Francisco de Assis (Timbi – Camaragibe) e Comissão Pastoral Paroquial Comunicação.

20h: Atração Cultural


09/09/2022 - Sexta-feira

14h: Celebração Penitencial e Confissões.

16h: Santa Missa presidida pelo Pe. Charles Araújo.

18h: Romaria do Apostolado da Oração.

19h30: Setenário das Alegrias de Nossa Senhora presidido pelo Pe. Josias Barbosa, pároco de Nossa Senhora da Ajuda (Peixinhos – Olinda).

Convidados: Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes, Paróquia Nossa Senhora da Ajuda (Peixinhos – Olinda), Prefeitura da Cidade do Paulista, Comissão Pastoral Paroquial para o Dízimo.

20h: Atração Cultural


10/09/2022 - Sábado – Vésperas da Solenidade da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus e Senhora dos Prazeres dos Maranguapes, Imperatriz e Excelsa padroeira da Cidade do Paulista

6h: Recitação do Ofício de Nossa Senhora.

9h: Missa com os devotinhos da Mãezinha das Alegrias presidida pelo Pe. Paulo Dutra, pároco de São Sebastião (Vasco da Gama – Recife).

16h: Missa com os Enfermos com administração do Sacramento da Unção dos Enfermos presidida pelo Pe. Charles Araújo.

18h: Romaria da Juventude e dos Movimentos Marianos.

19h: Setenário das Alegrias de Nossa Senhora presidido pelo Pe. Jurandir Dias, reitor do Oratório Nossa Senhora do Rosário – Recife.

20h: Show de Prêmios e Atração Cultural

Convidados: Comissões Pastorais da Paróquia para Catequese e Juventude e Movimentos Marianos da Cidade do Paulista, Comunidades São Sebastião (Uruba), Santo Expedito e Santa Edwiges (Alameda Paulista), Nossa Senhora Rainha da Paz (Condomínio Horizontal).

 

11/09/2022 – Domingo - Solenidade da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus e Senhora dos Prazeres dos Maranguapes, Imperatriz e Excelsa Padroeira da Cidade do Paulista – Festa Litúrgica do Santíssimo Nome de Maria

6h: Santa Missa presidida pelo Pe. Charles Araújo

9h: Santa Missa Solene presidida por Dom Luiz Pepeu, arcebispo emérito de Vitória da Conquista (BA) e vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife.

17h: Santa Missa Solene de encerramento da festa presidida por Dom Fernando Saburido, OSB, arcebispo metropolitano de Olinda e Recife. Após a missa, procissão com a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres pelas ruas do bairro

20h: Atração Cultural


Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441