Saúde |

Paulista é a única cidade do Nordeste a integrar projeto piloto sobre hanseníase

Iniciativa é coordenada pela ONG NHR Brasil

Com o objetivo de fortalecer a temática da hanseníase e orientar as pessoas acometidas pela doença no município do Paulista, foi realizado o “Café e Cuidado”, nesta quinta-feira (25/08), no bairro de Maranguape II. A iniciativa foi coordenada pela NHR Brasil (representante nacional da ONG Holandesa NHR, que luta por um mundo livre da hanseníase), em uma parceria com a Prefeitura do Paulista, Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde.

Segundo o diretor executivo da NHR Brasil, Alexandre Menezes, trata-se de um projeto piloto que em Pernambuco acontece em Paulista, e também na cidade de Porto Velho, em Rondônia. O intuito, segundo ele, é desenvolver uma estratégia onde o Sistema Único de Saúde e o Sistema de Assistência Social sejam integrados, no sentido de atender pessoas que são afetadas pela doença e que precisam dos benefícios sociais.

“A gente conclui esse projeto em março de 2023. A partir da conclusão nas duas cidades, onde está acontecendo a iniciativa, a gente vai apresentar esse trabalho para o Ministério da Saúde, e nossa expectativa é que ele vire um modelo para ser aplicado em outras cidades do país”, explicou Alexandre Menezes.

No município de Paulista, cerca de 30 pessoas participam da atividade, que ao frequentarem os encontros, saem esclarecidas em relação a vários aspectos. "São cidadãos que saem daqui fortalecidos, pessoas que perdem o medo de falar da doença, a vergonha, o estigma. Então, a gente sabe muito bem que esses encontros ajudam as pessoas a se sentirem mais fortes e capazes de falar sobre a doença e de buscar ajuda. Além disso, muitas passaram a compreender seus direitos e como garanti-los”, concluiu o diretor executivo da NHR Brasil.

Na ocasião, a superintendente de Vigilância em Saúde do Paulista, Manuella Falcão,  ressaltou que a parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a NHR Brasil vai trazer bons resultados para o acolhimento às pessoas com hanseníase na cidade.” É uma ONG que tem expertise total a respeito do trato com a doença, com os pacientes, com pesquisas inovadoras, inclusive no campo social. Além disso, é uma parceria que também envolve o Ministério da Saúde, e para nossa rede de atenção, de atendimento, de vigilância, é extremamente importante estar junto de instituições assim”, pontuou Manuella.