Saúde |

Prefeitura do Paulista e ONG NHR Brasil trocam experiências sobre a hanseníase

Encontro vai abordar também a rede de apoio às pessoas acometidas pela doença

Em uma parceria envolvendo a Prefeitura do Paulista e a Organização Não Governamental NHR Brasil (representante nacional da ONG Holandesa NHR, que luta por um mundo livre da hanseníase), será realizado, nesta quinta-feira (25/08), o “Café e Cuidado”. O objetivo da programação é fortalecer a temática da hanseníase no município, além da troca de experiências, criação de vínculo, identificação de lideranças e concretização de escuta à população. O evento acontecerá, das 8h ao meio-dia, no Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Prazeres, na Rua 94, nº 38, Maranguape II.

Na ocasião, serão realizadas atividades lúdicas como teatro de fantoches; aromaterapia/relaxamento, café da manhã coletivo, roda de conversa com compartilhamento de relatos e experiências de pessoas acometidas pela Hanseníase e rede de apoio, como: profissionais de saúde, representantes da gestão, dirigentes do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Paulista, e colaboradores da NHR.

O projeto piloto, dentro dos parâmetros da Estratégia Nacional para Enfrentamento da Hanseníase, é coordenado pela NHR Brasil e financiado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), com foco na inclusão social e enfrentamento ao estigma entre pessoas acometidas pela hanseníase.

A ideia é promover um espaço de acolhimento e escuta das pessoas com hanseníase e seus familiares, identificando potencialidades, desafios e demandas. Além disso, o intuito é  apresentar o  Movimento de Reintegração de Pessoas Afligidas pela Hanseníase (MORHAN) e o CRAS como componentes da rede de cuidados.

SERVIÇO: Café e Cuidado;

QUANDO: Quinta-feira, 25/08, das 8h às 12h;

ONDE: Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Prazeres, na Rua 94, nº 38, no bairro de Maranguape II, em Paulista.