Políticas Sociais |

Prefeitura do Paulista inicia a entrega da Carteira do Autista

Documento garante prioridade no acesso aos serviços públicos e privados

A Diretoria da Pessoa com Deficiência, por meio do Departamento de Assistência à Pessoa com Deficiência (DAD), iniciou nesta terça-feira (23.08), o processo de entrega da Carteira do Autista. O órgão vai entrar em contato com todas as pessoas que fizeram o cadastramento para o agendamento da retirada do documento. Para receber a carteira é preciso levar CPF e RG do responsável e do usuário.

A emissão da Carteira do Autista pela Prefeitura vai garantir prioridade ao acesso dos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. A medida é respaldada pela Lei 4964/2021, sancionada em 13 de abril de 2021 pelo prefeito Yves Ribeiro.

O diretor da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kléber Pyrrho, afirmou que é uma satisfação muito grande o início da entrega das primeiras carteiras de identificação do autismo, que vai beneficiar todos os responsáveis e usuários. Ele reforçou que a sua diretoria entrará em contato com os usuários para agendamento da retirada da carteira.

Mayra Gomes, mãe de José Miguel, o primeiro a receber a carteira do autista, externou a felicidade que sente por mais essa ação realizada pela Prefeitura, e que é de grande importância para a identificação das pessoas autistas.

O agendamento para o cadastramento da Carteira do Autista continua sendo feito pelo WhatsApp: 9 9930-0298. Deixe a sua mensagem e o agendamento será realizado.

O cadastramento continua sendo realizado, presencialmente, no Departamento da Pessoa com Deficiência (DAD), da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, de segunda a sexta, das 9h às 15h. O DAD fica no Centro Administrativo, localizado na Avenida Geraldo Pinho Alves, 222,(antigo Campo de Aviação), Maranguape I.

Para cadastramento são necessários os seguintes documentos dos pais ou responsável e da pessoa com autismo: Identidade, CPF, comprovante de residência, laudo de comprovação do Transtorno com o CID, especificando o Transtorno do Espectro Autista e uma foto 3X4.

Fotos: Danilo Brito